27/04/2020 às 17:30, atualizado em 27/04/2020 às 20:44

Comunicação entre internos e familiares passa por ajustes

Mensagens poderão ser enviadas por meio de site

Por Agência Brasília

A Subsecretaria do Sistema Penitenciário (Sesiope) passa a disponibilizar mais um canal para troca de mensagens entre familiares e internos durante o período de suspensão de visitas. A partir desta semana, as mensagens também poderão ser enviadas por meio do site da Sesipe, no link do cadastro de visitantes.

O novo formato não inviabiliza a medida já anunciada na última semana, do envio de informações pelo aplicativo de mensagens WhatsApp.

Como funciona

O familiar ou amigo cadastrado deverá acessar o mesmo link em que retira senhas para realizar visitas. Após confirmação de dados, será aberto um espaço para incluir as informações. A mensagem será impressa e entregue ao interno, pela equipe do Núcleo de Visitas de cada unidade prisional, e poderá responder à mensagem.

Reeducandos em quarentena ou contaminados pela Covid-19 também estão contemplados com a medida. Independentemente das mensagens, as informações do estado de saúde de cada um estão sendo repassadas às famílias por meio das equipes das unidades prisionais.

A ligações telefônicas continuam a ser permitidas aos internos idosos, alocados no Bloco 5 do Centro de Detenção Provisória (CDP), que cumprem pena na Ala de Tratamento (ATP) na Penitenciária Feminina do Distrito Federal (PFDF), bem como aos custodiados em hospitais.

As cartas, de acordo com o coordenador-geral da Sesipe, o delegado Érito Pereira, serão entregues aos internos respeitando o período de visita anterior à suspensão.  “Alguns presos recebiam visitas quinzenalmente e outros, semanalmente. Esse interstício continuará a ser respeitado. Portanto, é importante que o familiar atente-se ao período para organização dos presídios, para que todos possam receber as mensagens, e é importante destacar que somente será respondida a carta de um familiar por preso”, adianta.

Comunicação mantida

O novo canal de comunicação é oferecido pelas seis unidades prisionais locais – Penitenciária do Distrito Federal I e II (PDF I e II), Centro de Internamento e Reeducação (CIR), CDP, PFDF e Centro de Progressão Penitenciária (CPP).

“Estamos adequando esta nova medida, buscando alternativas para viabilizá-las da melhor forma e nos atentando à rotina diária dentro dos presídios e ao trabalho dos policiais penais e demais servidores”, explica o coordenador-geral da Sesipe, Érito Pereira.

Visitas suspensas

As visitas às unidades prisionais estão suspensas até o próximo dia 1 de maio, quando será feita uma nova avaliação. A medida, em vigor desde o último dia 12 de março, tem caráter preventivo e está alinhada às ações do Governo do Distrito Federal (GDF) voltadas para a prevenção do contágios pelo novo coronavírus.

Semanalmente, as visitas ocorriam às quartas e quintas-feiras nas unidades prisionais. Às sextas, uma pequena parcela de sentenciados recebem visitantes.

*Com informações da SSP