27/04/2020 às 15:23, atualizado em 29/04/2020 às 15:05

Familiares de pacientes com Covid-19 recebem apoio psicológico

Objetivo é oferecer oportunidade de escuta e redução do isolamento

Por Agência Brasília

Familiares de pacientes internados com coronavírus no Hospital Regional da Asa Norte (Hran) estão recebendo teleatendimento psicossocial de psicólogos da unidade. As intervenções relacionam-se a ausência do parente, seja pela quarentena ou até mesmo pela morte do ente querido.

“Tentamos estabelecer contato, para que a pessoa possa falar como ela está, naquele momento presente. Muitos desses familiares também se encontram em quarentena. Então, também verificamos as condições em que se encontram, se estão sendo cuidados e por quem, se há graves situações econômicas vivenciadas e damos orientações conforme cada caso necessita”, explica uma das psicólogas responsáveis pelo atendimento, Denise Marreco.

Ela complementa que o maior objetivo é oferecer um espaço de escuta e a redução do isolamento. “Percebemos que há relatos de medo, sentimentos de culpa e, dependendo da gravidade do parente que está internado, esse sofrimento é intensificado”, desta a psicóloga.

Os profissionais encontram os pacientes por meio de cadastro no sistema online do hospital e por solicitação dos médicos que atuam no boletim diário dos pacientes internados com coronavírus.

  • Com informações da Secretaria de Saúde