27/04/2020 às 14:46, atualizado em 29/04/2020 às 15:07

Publicado edital de chamamento para hotéis abrigarem idosos

Já são 800 os inscritos no processo de seleção coordenado pela Secretaria de Justiça e Cidadania

Por Agência Brasília*

Foto: Breno Esaki/Secretaria de Saúde

Os primeiros hóspedes, que vivem em moradias inadequadas ao isolamento social, já estão no Brasília Palace Hotel. Foto: Breno Esaki/Secretaria de Saúde

Foi publicado nesta segunda-feira (27) no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) o Edital de Chamamento nº 3/2020, da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), destinado a nova pesquisa pública de preços para a prestação de serviços de hospedagem às pessoas com mais de 60 anos do DF durante a pandemia da Covid-19. Os primeiros hóspedes, que vivem em moradias inadequadas ao isolamento social, já estão no Brasília Palace Hotel onde começaram a chegar na última quarta-feira (24). 

Este é o segundo chamamento para os hotéis se aliarem à ação do GDF, coordenada pela Sejus. Na primeira chamada, houve a adesão do Brasília Palace Hotel. Já são 800 os inscritos no processo de seleção. A secretária da Sejus, Marcela Passamani comunicou, na semana passada, que novo chamamento público seria feito aos hotéis para a ampliação das vagas neste momento em que a população precisa de isolamento social. “Estamos muito felizes com o resultado desta iniciativa. Nossas equipes continuam fazendo as triagens para a seleção das pessoas e são muitos os idosos que ainda aguardam pela oportunidade”, disse a secretária da Sejus. 

Edital 

O chamamento prevê a prestação de serviços de hospedagem pelo período de três meses, podendo ser prorrogado por igual período, incluindo fornecimento de refeição (café da manhã, almoço, lanche e jantar), em quartos preferencialmente duplos, para grupos de, no mínimo, 100 (cem) e de no máximo 300 (trezentas) pessoas, com idade igual ou superior a 60 anos, de ambos os sexos. 

Os hotéis interessados deverão encaminhar a proposta a partir desta segunda-feira (27) até a próxima quarta-feira (29) para o e-mail chamamento.hoteis@sejus.df.gov.br. Em caso de contratação, as empresas selecionadas poderão iniciar a hospedagem em até 72 horas, contados a partir da assinatura do contrato.

Mais informações no Edital de Chamamento nº03/2020

Projeto 

A ação Hotelaria Solidária faz parte do programa Sua Vida Vale Muito, desenvolvido pela Sejus para proteger a população idosa da Covid-19.

O DF tem 14 mil idosos com moradia inadequada, identificados em levantamento feito pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) a pedido da Sejus. São idosos que vivem sem condições de isolamento social dentro da própria casa. 

O objetivo é oferecer estratégias efetivas de distanciamento social para este público, considerado o mais vulnerável nesta pandemia do coronavírus. 

*Com informações da Secretaria de Justiça e Cidadania