29/04/2020 às 09:49, atualizado em 29/04/2020 às 14:28

Criação do bairro Parque dos Ipês (Crixá) avança mais uma etapa

O novo bairro é uma iniciativa que visa a ampliar a oferta de habitação de interesse social na região administrativa

Por Agência Brasília *

Mais uma etapa da implementação do Bairro Parque dos Ipês (Crixá), em São Sebastião, é concluída. O Projeto de Sistema Viário para a área foi aprovado por meio da Portaria nº 46, publicada no Diário Oficial do Distrito Federal de segunda-feira (27).

O novo bairro é uma iniciativa que visa a ampliar a oferta de habitação de interesse social na Região Administrativa. Serão 3.736 unidades habitacionais, das quais 3.120 terão uso multifamiliar e, 616, uso misto. A população máxima estimada é de 12.332 pessoas.

Com a aprovação do projeto de sistema viário, ficam definidas as vias internas do parcelamento e aquelas que o interligam ao restante do Distrito Federal.

A proposta também fixa onde ficarão as áreas de uso comum e demais estruturas. Um dos pontos fundamentais do projeto de urbanismo é o estabelecimento de áreas e estruturas voltadas ao lazer para todas as faixas etárias — de crianças a idosos, segundo o subsecretário de Parcelamentos e Regularização Fundiária, Marcelo Vaz.

“A aprovação do projeto de sistema viário é essencial para a criação do novo bairro, pois permite que a urbanização dos espaços públicos, como praças, playgrounds e quadras poliesportivas já sejam implantadas junto com o parcelamento, evitando espaços ociosos”, afirma.

A continuidade da criação do bairro será feita pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional do DF (Codhab), responsável pelo processo.

* Com informações da  Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação