29/04/2020 às 15:40, atualizado em 29/04/2020 às 17:56

Estradas rurais são recuperadas em São Sebastião

Desde janeiro de 2019, 560 quilômetros de ruas de terra já foram reformados pelo GDF na região administrativa

Por Gizella Rodrigues, da Agência Brasília

Núcleo Rural Capão Comprido recebe ação do GDF Presente para beneficiar população local | Foto: GDF Presente / Divulgação


A equipe do Polo Leste do programa GDF Presente, em parceria com a Administração Regional de São Sebastião, trabalha na recuperação de estradas rurais daquela cidade. Nesta semana, recebem melhorias 2 quilômetros de vias no Núcleo Rural Capão Comprido, tanto as principais quanto as internas. Mas, de janeiro de 2019 para cá, 560 quilômetros de ruas de terra já foram recuperadas pelo GDF na cidade.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Segundo o coordenador do Polo Regional Leste do GDF Presente, Júnior Carvalho, o trabalho começou nesta segunda-feira (27) e segue até quinta-feira. “A gente coloca cascalho e passa a máquina para nivelar. Mas aí vem a chuva e leva tudo”, lamenta.

O administrador de São Sebastião, Alan Valim, explica que, há cerca de oito anos, uma área rural da região foi irregularmente parcelada, transformando-se em ocupação urbana. Hoje, o Capão Comprido é um bairro da cidade, com ruas sem asfalto, onde vivem cerca de 15 mil pessoas.

“O governador Ibaneis Rocha determinou a regularização que está sendo feita pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional porque é uma Área de Interesse Social, destinada a famílias de baixa renda. Até que ela seja feita, não podemos fazer obras de infraestrutura no local”, acrescenta Alan.

A rua principal do bairro estava intransitável, cheia de  lama e buracos. Quem conta é Dinair Rocha, 41 anos, moradora do Capão Comprido há 10. “A chuva forma  enxurradas e a água vem descendo com força, e forma os buracos”, relata Dinair, dando a medida do prejuízo para a economia local.

“Os comerciantes estavam tendo muita dificuldade. Os caminhões não queriam descer a rua para entregar as mercadorias”, completa.

Ainda segundo Dinair, os moradores formaram uma equipe para acompanhar os trabalhos do GDF Presente. “Nós que sabemos onde é preciso passar a máquina e vamos mostrando. É o que dá para fazer enquanto não regulariza. Está ficando excelente”, testemunha.

Época de estiagem ajuda na rápida execução das obras | Foto: GDF Presente / Divulgação

Alan Valim garante que o governo constantemente faz ações no Capão Comprido tanto para melhorar a circulação de veículos e pessoas quanto para combater o mosquito Aedes aegypti, causador da dengue.

“Sempre fazemos a manuteção no bairro, com a recuperação das estradas, o recolhimento de inservíveis e a retirada de entulho. Os principais problemas são as chuvas e a ocupação irregular mesmo”, afirma.

A comunidade confirma. “Sempre que precisamos de algo damos uma ligadinha e a administração nos atende. Estão de parabéns”, elogia Dinair Rocha.

Estiagem

O administrador regional espera o período de estiagem começar para receber o reforço de máquinas do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/DF) e da Secretaria de Agricultura. A partir daí será possível intensificar a manutenção das vias de terra em núcleos rurais de São Sebastião.

Os principais serviços serão feitos no Núcleo Rural Aguilhada, onde foram mapeados 14 pontos de atoleiro que atrapalham a passagem de veículos, inclusive de ônibus escolares. A estrada principal do núcleo rural tem 9 quilômetros, dos quais 1,9 mil estão sendo asfaltados.