29/04/2020 às 20:15, atualizado em 07/05/2020 às 16:39

Núcleo de Atenção Domiciliar do Recanto das Emas realiza doação

Máscaras foram dadas aos cuidadores de pacientes atendidos na unidade

Por Agência Brasília

Em meio à pandemia e com a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção no Distrito Federal a partir de 30 de abril, os servidores do Núcleo de Atenção Domiciliar (NRAD) do Recanto das Emas estão distribuindo máscaras para os cuidadores dos pacientes atendidos pela equipe.
As máscaras foram doadas pela artesã Vera Bastos, mãe de uma enfermeira do NRAD da região. Depois da doação, a equipe confeccionou os folders explicativos com orientações sobre o uso correto da máscara e montou os kits para distribuir. As máscaras são confeccionadas com tecido de algodão e possuem dois forros de proteção. No total, foram distribuídas 60 máscaras.
“Nossa preocupação é manter nossos pacientes bem e protegidos da Covid-19, já que todos eles são pacientes de risco, com comorbidades graves, acamados com sonda, com sequelas de acidente vascular cerebral (AVC), traqueostomizados, com quadros clínicos graves”, explica a chefe do Núcleo de Atenção Domiciliar do Hospital Regional de Samambaia, Eliana Peixoto.
A ideia, segundo ela, é proteger os pacientes através dos seus cuidadores e familiares, que podem ser vetores para a transmissão do coronavírus.
Para evitar que isso aconteça, as equipes do NRAD reduziram o número de visitas aos pacientes e estão realizando o monitoramento por telefone.
NRAD
 O Núcleo de Atenção Domiciliar do Recanto das Emas é um programa do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Saúde, para atendimento multiprofissional no domicílio do paciente. O serviço presta atendimento médico, de enfermagem, fisioterápico, fonoaudiológico e nutricional a pacientes em internação domiciliar.
*Com informações da Secretaria de Saúde