29/04/2020 às 16:54, atualizado em 29/04/2020 às 17:03

Secti e FAP-DF preparam gestão mais moderna

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e Fundação de Apoio à Pesquisa anunciam consulta pública para contratar serviços no modelo “SAAS”

Por Agência Brasília *

Modernizar os procedimentos internos, melhorar os canais de interação com público e parceiros e aprimorar mecanismos de transparência, controle e accountability. Estes são os principais objetivos do processo de transformação digital que a Fundação de Apoio à Pesquisa do DF (FAP-DF), instituição ligada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), pretende realizar.

Para promover essa modernização será necessário contratar serviços no modelo “SAAS” (software as a service). A instituição pretende contar com a colaboração da sociedade brasiliense para construir o Termo de Referência (TR), documento que vai guiar o processo de identificação dos potenciais prestadores desses serviços.

Benefícios

A escolha de soluções do tipo SAAS foi baseada na possibilidade de reduzir custos, pois elimina a necessidade de investir na aquisição de hardware e no desenvolvimento de softwares exclusivos, além de oferecer velocidade de implantação, com a possibilidade de o sistema contratado estar instalado e em funcionamento em até três meses após a contratação.

A solução tecnológica a ser contratada será baseada em linguagem low-code / no-code e totalmente parametrizável, características que garantem independência à Secti/FAP-DF na atualização da ferramenta, se houver necessidade de contratação de programadores ou outros especialistas de tecnologia da informação (TI) que não estejam disponíveis em seus quadros.

Com a nova ferramenta, a fundação poderá aumentar seu desempenho com a automação de processos, além de aumentar a rastreabilidade de documentos que integram o processamento de projetos fomentados, parcerias e convênios. A solução também deverá oferecer aos pesquisadores acesso a uma nova plataforma para consulta de editais e ações de fomento em ciência, tecnologia e inovação (CT&I) realizados pela Secti/FAP-DF.

Como participar

O aviso de consulta pública foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) da última sexta-feira (24).

Para participar basta acessar o site da fundação pelo link http://www.fap.df.gov.br/consultas-publicas/.

A consulta fica aberta até 10 de maio de 2020.

 

* Com informações da FAP-DF