30/04/2020 às 14:51, atualizado em 30/04/2020 às 15:44

Codhab entrega 15 unidades habitacionais do Projeto Módulo Embrião

Ao todo serão distribuídos 108 módulos, que já estão em construção e serão entregues nos próximos meses

Por Agência Brasília *

Nesta quinta-feira (30), a Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab-DF) entregou as primeiras 15 unidades habitacionais do projeto Módulo Embrião, localizadas nas QR 619 e QR 621 de Samambaia. Ao todo serão distribuídos 108 módulos, que já estão em construção e serão entregues nos próximos meses.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O Módulo Embrião faz parte do subprograma Moradia Digna, que pretende beneficiar famílias que não possuem a casa própria ou que enfrentem situação de vulnerabilidade. Desta maneira, cumpre-se a Lei nº 11.888, que busca garantir o direito à moradia para a população de baixa renda.

Marlene Sipriano foi uma das moradoras que receberam a chave das unidades habitacionais. Mãe de três filhos, dois deles com deficiência, ela conta que estava há anos aguardando pela oportunidade de ter sua própria casa.

“Agradeço muito a Deus, ao governador Ibaneis Rocha e ao presidente da Codhab, Wellington Luiz, e toda a sua equipe maravilhosa por me ajudarem a realizar meu sonho”, declarou Marlene.

Os módulos embriões são compostos por cozinha, banheiro, sala, quarto e área de serviço, com ligações de água, energia, cobertura, vedações e todos os acabamentos. A estrutura visa garantir qualidade e condição digna de habitação, tendo em vista que o projeto é o ponto de partida para que as famílias em situação de vulnerabilidade possam, posteriormente, dar continuidade às melhorias da habitação por meio da autoconstrução, com acompanhamento de técnicos.

“Quero parabenizar aos contemplados por estarem recebendo suas casas hoje. Também quero agradecer ao governador Ibaneis Rocha pela sensibilidade em atender a essas famílias que tanto necessitavam de moradia. Porque é assim que o governo e a Codhab trabalham, buscando todos os dias ajudar aqueles que mais precisam”, declarou o presidente da companhia, Wellington Luiz.

Além de Marlene, outra contemplada foi Daiane Costa, que tem 28 anos e é mãe de sete crianças. “Eu e meus filhos nem dormimos esta noite, de tanta emoção. Quero agradecer a todos, em especial ao governador Ibaneis Rocha e a Codhab por terem me proporcionado este momento”, ela afirma.

A iniciativa teve o acompanhamento da Secretaria de Desenvolvimento Social, uma vez que as famílias atendidas estão inscritas no Cadastro Único e beneficiárias de programas como Bolsa Família e DF sem Miséria.

“As famílias desse setor estão vindo de lugares de condições insalubres para moradias dignas. Boa parte são mulheres, com filhos e que batalham diariamente para suprir as demandas de casa e da família. Mais do que pessoas que precisam, é gente que merece”, disse a secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha.

Ação conjunta

A entrega das 15 unidades habitacionais é resultado de um trabalho integrado entre os órgãos do Governo do Distrito Federal. É o que destaca o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Mateus Oliveira.

“Todos os envolvidos estão de parabéns. Lançar um projeto é uma primeira etapa; para chegar ao fim e entregar [o que foi planejado], são muitas outras. Trabalhamos em equipe, porque existe uma engrenagem”, afirma.

Estiveram presentes na ocasião o presidente da Codhab, Wellington Luiz, e os diretores da companhia Mauro Rocha, Marcus Palomo e Zenóbio Rocha, além da primeira-dama do DF e secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha; do secretário de Habitação, Mateus Oliveira; do secretário de Relações Institucionais, Vitor Paulo; do administrador de Samambaia, Gustavo Aires; e dos deputados Martins Machado e Júlio César.

 

* Com informações da Codhab