30/04/2020 às 15:47, atualizado em 30/04/2020 às 16:28

UTI do Base ganha tablets para fazer videochamadas entre pacientes e familiares

Internados em estado fragilizado de saúde estão sem receber visita da família para evitar contaminação por Covid-19

Por Agência Brasília *

Seis novos tablets doados ao hospital por uma empresa privada | Foto: Davidyson Damasceno / Iges-DF

Com as visitas suspensas para proteger os pacientes da atual pandemia de Covid-19 na UTI do Hospital de Base, um projeto criado pela equipe de saúde para reaproximar da família aqueles que estão internados ganhou mais um empurrãozinho. Os profissionais, que faziam o papel de mensageiros e repassavam vídeos e recados por meio de celulares de uso pessoal, agora contam com seis novos tablets doados por uma empresa privada.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A entrega de seis aparelhos foi feita pelo diretor-presidente do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (Iges-DF), Sergio Costa, que administra a unidade. “A família Iges-DF é extremamente grata pela inovação que vocês trouxeram ao Hospital de Base nesse momento difícil que estamos passando. Tenho certeza de que essa atuação de vocês se tornará um legado”, declarou o dirigente.

Ele destacou ainda que os tablets permitirão aumentar a qualidade do projeto. “Queremos avançar, a partir desse projeto piloto, no processo de humanização do nosso atendimento”, acrescentou.

A chefe do serviço de Psicologia da UTI do Hospital de Base, Gabriella Costa, ressaltou estar muito feliz por receber esse apoio. “Dar esse suporte para promover a aproximação entre pacientes e familiares, bem como aproximar as equipes das famílias, é uma questão que acreditamos ser muito importante. Agradecemos muito pelo apoio”, observou.

“Quero agradecer pelo apoio ao nosso projeto que começou tão humilde, com nossos próprios aparelhos. Mas, agora, estamos conseguindo ampliar”, comemorou a especialista em Psicologia Hospitalar do Iges-DF, Priscila Hamdam.

“Certamente ficará bem mais fácil fazer esse trabalho”, complementou a psicóloga Cecília Vaz.

Saiba mais aqui sobre os objetivos do projeto.

* Com informações do Iges-DF