01/05/2020 às 08:30, atualizado em 01/05/2020 às 09:13

São Sebastião está cada vez mais verde

Funcionários da Novacap estão plantando 2,5 mil metros quadrados de grama na Avenida São Sebastião, a via principal da cidade, na altura da quadra 204

Por Gizella Rodrigues, da Agência Brasília

Foto: Acácio Pinheiro/Agência Brasília

Os trabalhos começaram nesta semana e terminam na segunda-feira, dia 4. O terreno fica na entrada da cidade, na margem direita da avenida, que tem um canteiro central arborizado. Foto: Acácio Pinheiro/Agência Brasília

O eletricista Célio Ismar Batista, 46 anos, mora desde 1992 em São Sebastião e não troca a cidade por nada. “Já morei em Taguatinga e em Ceilândia, mas São Sebastião é muito mais bem cuidada. Na minha opinião é a cidade mais bonita do Distrito Federal”, afirma.

Graças ao trabalho do GDF, São Sebastião vai ficar ainda mais bela. Funcionários da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) estão plantando 2,5 mil metros quadrados de grama em uma área antes degradada na Avenida São Sebastião, a via principal da cidade, na altura da quadra 204.

Os trabalhos começaram segunda-feira (27) e estão previstos para serem concluídos na próxima segunda (4/05). O terreno fica logo na entrada da cidade, na margem direita da avenida, que tem um canteiro central arborizado. Logo ao lado, há uma parada de ônibus, o que faz o local ser muito movimentado.

“Era horrível passar por ali. Quem pegava ônibus naquela parada pisava na lama na época de chuvas e sofria com a poeira na seca”, conta Célio. “Eu moro aqui desde a época em que a população andava no barro e agora a cidade está praticamente toda asfaltada, cheia de árvores e flores.  E está melhorando cada vez mais”, elogia o morador.

O plantio faz parte dos esforços da atual gestão de dar cara nova às regiões administrativas e embelezar o DF. “Queremos melhorar a autoestima dos moradores e fazer com que eles sintam orgulho de morar aqui”, diz o administrador de São Sebastião, Alan Valim. “Também quero arborizar as partes mais novas da cidade e fazer um paisagismo nos três balões dessa avenida, como acontece nos balões floridos do Plano Piloto”, acrescenta.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”centro”]

O diretor de Urbanização da Novacap, Sérgio Antunes Lemos, explica que, apesar de os balões serem marcas registradas das Asas Sul e Norte, eles também existem nas demais RAs. Assim como o plantio de gramas e de mudas de plantas nativas do Cerrado ocorre em todo o DF. “Temos, no Departamento de Parques e Jardins (DPJ) uma equipe de arquitetos e paisagistas que analisam as demandas e elaboram o cronograma de trabalho”, afirma.

Segundo ele, desde janeiro, a companhia já realizou o plantio de 77,7 mil metros quadrados de grama em todo o DF. Os serviços, já executados ou em andamento, incluem a criação de área verde no Paranoá Parque, no terminal do BRT em Santa Maria e o plantio de grama em três praças do Recanto das Emas.