04/05/2020 às 18:57, atualizado em 05/05/2020 às 16:13

Obras de recuperação asfáltica são retomadas na Avenida dos Pioneiros

Demanda antiga da população, revitalização da pista havia atrasado em razão do prolongamento do período chuvoso. Investimento total será de R$ 7,8 milhões nesta que é uma das mais importantes vias do Gama

Por Flávio Botelho, da Agência Brasília

Recapeamento facilitará a vida de quem passa por uma das mais importantes rodovias do Gama | Foto: Joel Rodrigues / Agência Brasília

Em vez de carros, motos e ônibus, quem transita agora nas faixas da Avenida dos Pioneiros são máquinas pesadas e trabalhadores a pé. A via, uma das mais importantes do Gama, passa por um processo de recuperação total, obra que atende a uma solicitação antiga dos moradores da região. Com um investimento de R$ 7,8 milhões, o trabalho é executado pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e será feito em toda a extensão da via (3,8 quilômetros) entre a Avenida do Contorno e a Via SC-5 (veja mais no vídeo abaixo).

A obra, a maior executada pelo GDF até agora no Gama, veio para solucionar um problema que há muito tempo afligia motoristas que trafegavam pela avenida: por sua intensa movimentação de carros – a Avenida dos Pioneiros é uma das principais ligações do Gama com a região do Entorno do DF –, buracos eram uma presença constante no asfalto já desgastado.

Assista ao vídeo:

Com a revitalização completa, motoristas e pedestres poderão trafegar pela via com mais segurança, como ressalta o motorista Pablo da Silva. “É uma obra excelente, a comunidade do Gama vai ganhar muito. Só o tapa-buracos não adiantava, agora estão fazendo certinho: arrancando o que não prestava e colocando um asfalto novo”, comemora.

Para quem trabalha na região, a obra também veio em boa hora. Funcionária de uma ótica localizada na Avenida dos Pioneiros, Wellida Costa e Silva mora em Luziânia e, para chegar ao trabalho, passa todos os dias pela via. Em uma de suas viagens, passou com sua moto em cima de um dos buracos. Resultado: pneu desalinhado e moto na oficina.

“Era quase impossível de andar aqui. Espero que o trânsito aqui também possa diluir, a quantidade de buracos que tinha atrapalhava o ritmo e causava muito congestionamento. Vai ser importante a gente ter essa qualidade para o acesso à cidade”, salienta.

Planejamento

A primeira parte da obra está sendo feita no sentido da avenida que liga o Setor Oeste ao Setor Sul do Gama. Em um segundo momento, o trabalho também será executado na direção contrária.

Obra é uma das várias ações de recuperação asfáltica executadas pelo GDF | Foto: Joel Rodrigues / Agência Brasília

O processo de restauração do asfalto é dividido em quatro etapas: a fresagem, quando é retirado o asfalto antigo; a imprimação, que consiste na aplicação de uma camada asfáltica sobre a superfície, para promover aderência entre a base de terra e o revestimento de asfalto; a aplicação da capa asfáltica em si; e, por último, a compactação e o acabamento, feitas com rolos compactadores.

Na fase final do projeto, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) vai atuar na via para executar tanto a sinalização horizontal (pinturas no asfalto) quanto a vertical (placas de trânsito).

Nova malha viária

De acordo com a Novacap, a revitalização da via no Gama é uma entre várias ações de recuperação asfáltica que estão sendo preparadas pelo GDF. “O objetivo da Novacap é equipar as administrações regionais de forma que elas façam as operações emergenciais, os tapa-buracos, e nós fiquemos com as pavimentações funcionais”, explicou Cândido Teles, diretor-presidente da companhia.

Poeira dá lugar a asfalto novo em folha no Gama | Foto: Joel Rodrigues / Agência Brasília

Além da Avenida dos Pioneiros, a Novacap também planeja ações de recuperação asfáltica na Estrada Parque Dom Bosco, que liga o Lago Sul ao Park Way, e na Rota do Cavalo e na DF-005, próximas ao Itapoã e ao Lago Norte.

Mais ações no Gama

Além da recuperação do asfalto e da captação de águas pluviais na Avenida dos Pioneiros, outras duas obras também estão mudando a cara do Gama e melhorando a qualidade de vida da população: a construção de um estacionamento público em frente ao Hospital Regional do Gama e obras de águas pluviais, captação de esgoto e asfaltamento na região do Pró-DF.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

“O cidadão está reconhecendo e enxergando essas melhorias em toda a infraestrutura do Gama, que estão sendo executadas por todo o conjunto do governo do DF”, ressalta o administrador do Gama, Elias de Jesus.

Outras três obras na região estão em fase de licitação: a construção de dois estacionamentos públicos (um na Setor Norte e outro na Quadra 23 do Setor Leste) e a UPA do Setor Leste.