04/05/2020 às 21:06, atualizado em 04/05/2020 às 21:07

Resultado negativo para todos os testes realizados nesta segunda (4), na Colmeia

Foram realizados 232 exames rápidos na população carcerária feminina. Testagem segue ao longo da semana

Por Agência Brasília

Preocupada com o número de casos de infectados pelo coronavírus dentro da Papuda e com o objetivo de prevenir uma possível proliferação na população carcerária feminina, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal decidiu realizar o teste rápido para detecção da Covid-19 no presídio feminino, mais conhecido como Colmeia.

No total, foram realizados 232 testes rápidos. Destes, 120 foram realizados em detentas e 112 em profissionais, entre servidores e terceirizados que trabalham no local. Todos os testes foram negativo para a Covid-19.

“Estamos realizando uma triagem e testando, neste primeiro momento, somente as internas com algum sintoma gripal ou que tenha tido contato com alguém infectado pelo coronavírus”, explica a gerente de Saúde no Sistema Prisional do DF, Simone Kathia de Souza.

As testagens estão previstas para ocorrer ao longo da semana. Hoje, há mais de 700 detentas cumprindo pena na Colmeia. Além disso, existe a Ala de Tratamento Psiquiátrico (ATP), que possui cerca de 100 internos, entre homens e mulheres.

De acordo com Simone, hoje a ATP tem um detento do sexo masculino com Covid-19, no entanto, ele está isolado cumprindo a quarentena e não possui sintomas graves da doença.

*Com informações da Secretaria de Saúde