05/05/2020 às 15:46, atualizado em 05/05/2020 às 18:59

Hran abre 10 leitos de UTI para pacientes com Covid-19

Eles serão ofertados gradativamente, conforme a necessidade da demanda

Por Agência Brasília*

Foto: Breno Esaki/Agência Saúde

Camas e monitores foram doados pelo Ministério da Saúde. O hospital conseguiu respiradores, estruturou a rede de gases e ofereceu recursos humanos. Foto: Breno Esaki/Agência Saúde

O Hospital Regional da Asa Norte (Hran) abriu, nesta terça-feira (5), mais 10 leitos de UTI Adulto, com suporte respiratório, para o tratamento de pacientes com a Covid-19. Referência no atendimento aos afetados pelo coronavírus, a unidade hospitalar conta agora com 20 leitos de terapia intensiva voltados aos que estão com a doença.

“Estamos ampliando em 100% os serviços de UTI do Hran para os pacientes com a Covid-19. Essa é mais uma das medidas que temos adotado para fortalecer o combate ao coronavírus e melhorar os serviços prestados à população do DF”, afirmou o secretário de Saúde, Francisco Araújo.

De acordo com o diretor do Hran, Ulysses Castro, os leitos já estão ativados e serão disponibilizados ao público gradativamente, conforme a necessidade da demanda. As camas e os monitores foram doados pelo Ministério da Saúde ao Distrito Federal. Em contrapartida, a equipe do hospital conseguiu respiradores, estruturou a rede de gases e ofereceu os recursos humanos.

“Esperamos que esse seja mais um reforço para a rede pública de saúde, que conta, ainda, com os hospitais de Santa Maria, e Universitário de Brasília, entre outros. Os 10 leitos vêm para se somar a toda a estrutura de proteção à saúde contra a Covid-19”, afirmou Ulysses Castro.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”centro”]

O superintendente do hospital, Carlos Portilho, agradeceu o apoio do Ministério da Saúde e do GDF na ampliação do atendimento aos pacientes com Covid-19. Com isso e as medidas de isolamento social implementadas pelo governador Ibaneis Rocha, o gestor garante que o Hran está devidamente equipado para atender a população.

“Agora, o Hospital Regional da Asa Norte está preparado para receber mais pacientes em estado grave. A partir de maio, quando aguardamos as maiores demandas, já teremos nossos serviços ampliados. Entre eles, a inauguração de um segundo tomógrafo para tórax, principal exame em quem tem Covid-19 e essencial para dar celeridade aos atendimentos no Hran”, destacou Carlos Portilho.

Retaguarda

Além do novo tomógrafo, é estudada pelos gestores a instalação de mais leitos de UTI no Hran, para receber mais pacientes graves. “Já estamos, junto com o secretário de Saúde, viabilizando mais leitos de UTI. Esperamos que sejam mais 40 a 50, dentro da estrutura do hospital. Vamos estar reorganizando os pontos de oxigênio e vendo a questão dos recursos humanos”, informou o diretor do hospital, Ulysses Castro.

*Com informações da Secretaria de Saúde