06/05/2020 às 10:58, atualizado em 06/05/2020 às 14:26

Saúde aplica teste rápido em servidores da Central de Regulação

Foram realizados 441 exames. Todos negativos para a doença

Por Agência Brasília *

Na linha de frente no combate ao novo coronavírus, os servidores da Central de Regulação da Secretaria de Saúde foram testados para a Covid-19 nesta terça-feira (5). Nesse grupo estão os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e da Central de Transplantes, que têm contato direto com pacientes. Ao todo, 800 pessoas serão testadas. Todos os 441 testes realizados apresentaram resultado negativo.

Foto: Geovana Albuquerque/Saúde-DF

“É extremamente necessário testá-los pois eles lidam diariamente com pessoas que apresentam sintomas, com pacientes suspeitos, confirmados ou assintomáticas. O teste é simples, rápido e por drive-thru obedecendo todas as normas de segurança”, observa o diretor do Complexo Regulador, Petrus Sanchez.

Segundo o diretor, será aberta uma segunda etapa da testagem para os servidores que não puderam comparecer, seja por compromissos pessoais e por estarem em serviço. “Montamos um posto médico para acompanhar os possíveis casos positivos que apareçam para que possamos dar a assistência aos servidores”, diz Sanchez.

Famílias
O condutor socorrista do Samu Welinson Menezes avalia que a testagem ocorrida nesta terça-feira traz segurança para ele, aos colegas, e aos familiares quando retornarem para suas casas. “Embora cercados de cuidados, usando equipamentos de proteção individual completos (gorro, capotes e máscaras), é importante fazer o teste para não levar a doença para quem mais amamos”, explica.

Para o diretor do Samu, Alexandre Garcia, a ação da Secretaria de Saúde serve para ter uma noção do quanto os servidores estão expostos. “O teste dará uma ideia epidemiológica quanto aos cuidados que devemos tomar em relação ao uso dos equipamentos de proteção individual e da higienização das mãos”, completa.

* Com informações da Secretaria de Saúde