09/05/2020 às 16:07, atualizado em 01/08/2021 às 01:39

“Quadradão” do CEF 01 do Guará é revitalizado e vira espaço de convivência

A área estava inutilizada há anos por oferecer risco à segurança dos estudantes

Por Hédio Ferreira Júnior, da Agência Brasília

O que por muitos anos era um piso de cimento grosso e irregular virou agora em um espaço de convivência e recreação para os alunos do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 01 do Guará. Iniciado ainda durante o recesso escolar de janeiro, a obra de recuperação da área degradada será a surpresa que os estudantes do sexto ao novo ano irão encontrar na volta às aulas, suspensas durante a pandemia do novo coronavírus no Distrito Federal.

São aproximadamente 400 metros quadrados na lateral da unidade que agora contam com três mesas de pingue-pongue, mesas para jogos de tabuleiro, bancos e uma mini quadra com traves de futebol e uma cesta de basquete. Todo o espaço foi pintado, um muro que oferecia risco de queda estabilizado, dois ipês plantados e o piso totalmente recuperado. De acordo com a diretora Maria Gomes Pinto, antes ali tudo virava uma grande poça d’água nos períodos de chuva.

“Estamos ansiosos pela retomada das nossas atividades e rotina e pela surpresa que foi especialmente preparada para eles”, conta Maria. Em toda a obra foram investidos R$ 60 mil, recursos de emenda de verba parlamentar.

Moradores da Estrutural

O CEF 01 do Guará tem 649 alunos matriculados e divididos em dez turmas em cada turno (manhã e tarde). A maioria dos estudantes mora na Cidade Estrutural. No início do ano, os banheiros masculino e feminino dos alunos foram reformados, recebendo portas novas, espelhos, forro do teto e pintura.