09/05/2020 às 10:50, atualizado em 10/05/2020 às 13:28

Servidores da Educação terão apoio psicológico na quarentena

Objetivo é manter a saúde mental durante o isolamento

Por Agência Brasília

Os servidores da Secretaria de Educação terão plantão de atendimento psicológico on-line durante a pandemia do coronavírus. O serviço será realizado por profissionais da Secretaria de Economia e tem como objetivo promover um espaço de fala e escuta qualificada e orientar os servidores de como cuidar da saúde mental.

A iniciativa faz parte do programa de qualidade de vida e bem-estar do servidor implementado na Secretaria de Educação. “Neste momento de pandemia, onde muitas doenças emocionais são afloradas, é muito importante esse plantão de acolhimento psicológico para efetivamente se ter o bem-estar dos servidores. Mesmo com as atividades escolares suspensas e servidores em teletrabalho, a Secretaria de Educação não deixa de se preocupar”, ressalta a subsecretária de Gestão de Pessoas, Kelly Cristina Ribeiro Bueno.

Para participar, os interessados devem encaminhar um e-mail com nome completo, CPF, matrícula e lotação para plantao.saudemental@economia.df.gov.br. Em seguida, o psicólogo responsável entrará em contato, solicitando informações prévias para o agendamento. Poderão ser realizadas até três sessões de acolhimento. “Finalizada a terceira sessão, se o servidor interessado ainda tiver necessidade de participar do processo, pode solicitar novo acolhimento”, esclarece Jacqueline Ferraz, gerente de Saúde Mental e Preventiva da Secretaria de Economia.

O plantão on-line estará em vigor durante a pandemia. Após o retorno das atividades presenciais, a Gerência de Saúde Mental continuará com as propostas previstas para 2020, direcionadas para o público-alvo da 4ª edição do programa de Orientação para Aposentadoria, programa de Gestão dos Riscos Psicossociais relacionados ao trabalho e suporte psicológico em grupo.

Dicas para lidar com o isolamento e manter a saúde mental
? Converse com pessoas nas quais você confia. Entre em contato com seus amigos e familiares.
? Ao ficar em casa, mantenha um estilo de vida saudável. Faça atividade física, mesmo dentro de casa, mantenha uma alimentação saudável.
? Respeite as horas de sono.
? Não use tabaco, álcool ou outras drogas para lidar com suas emoções.
? Se você se sentir sobrecarregado, converse com um profissional de saúde, assistente social, ou outro profissional ou pessoa confiável em sua comunidade.
? Tenha um plano para onde ir e procurar ajuda para a saúde física, mental e psicossocial, se necessário.
? Conheça os fatos sobre o seu risco e saiba como tomar precauções. Use fontes confiáveis para obter informações, como o site da Organização Mundial da Saúde.

 — 

  • Com informações da Secretaria de Educação