11/5/20 17:18
Atualizado em 12/5/20 às 16:01

Sol Nascente/Pôr do Sol recebe mais ações preventivas

Com instalação de lavatório, distribuição de máscaras e orientações gerais, administração regional quer maximizar esforços no combate à pandemia

A população é orientada sobre a maneira correta de lavar as mãos e também a usar máscaras | Fotos: Joel Rodrigues / Agência Brasília

O combate ao novo coronavírus ganhou, nesta segunda-feira (11), um novo reforço no Sol Nascente: um equipamento público no qual pedestres, transeuntes e comerciantes poderão lavar as mãos com água e sabão. Essa é uma das medidas de prevenção à propagação do novo coronavírus.

Coordenada pela Administração Regional do Sol Nascente/Pôr do Sol, a ação, que tem apoio do Corpo de Bombeiros, é a primeira de quatro etapas programadas para atender os moradores da região.

O novo lavatório foi instalado no fim do Trecho 3 do Sol Nascente, em uma área comercial com intensa circulação de transporte público. O equipamento possui quatro pias e foi montado com peças doadas por moradores e comerciantes da região. A administração local pretende construir mais três lavatórios e instalá-los nos trechos 1 e 2 do Sol Nascente e também no Pôr do Sol.

Máscaras e orientações

Os pedestres que passaram nesta segunda pelo local foram recebidos por integrantes da administração, que ensinavam como lavar corretamente as mãos e distribuíam máscaras para as pessoas que ainda não possuíam uma.

“Ficou muito bonito, vai ser muito importante para o pessoal daqui”, elogia o servente de pedreiro Berto Oliveira, morador do local. Sua sobrinha Railane, de 4 anos, prestou bastante atenção às orientações que recebeu: “Tem que lavar bem as mãos, e não pode esquecer de passar sabão entre os dedos”, repassou a menina.

Morador do Sol Nascente há 17 anos, o motoboy William Santos Silva também ressaltou a importância da ação. “Acho ótimo termos agora esse local para lavar as mãos”, disse. “Às vezes precisamos ir para a rua e encostamos em diversas coisas. Vou também levar as informações que eu aprendi aqui para meus familiares que moram comigo”. Sua filha Isabela, de 5 anos, acompanhou o pai no lavatório e também ganhou uma máscara.

“Aqui é uma cidade diferente, com uma cultura diferente”, resume o administrador do Sol Nascente/Pôr do Sol, José Goudim Carneiro. “Temos lotes e casas onde moram muitas pessoas juntas; então, se esse vírus chegar com força aqui, vai ser uma catástrofe. Por isso essas ações são fundamentais. Temos que ajudar a convencer os moradores dessa necessidade de prevenção”.

Tenda da saúde

A ação no Trecho 3 do Sol Nascente também inclui uma tenda da saúde montada em frente ao novo lavatório. Nesse local, que funciona de segunda a sexta-feira das 7h às 19h, as pessoas podem aferir a temperatura corporal e, se preciso, ser encaminhadas a locais de testagem rápida para Covid-19.

Ao ser atendido, o morador responde a um questionário que avalia problemas respiratórios e de saúde em geral, bem como a possível exposição ao novo coronavírus, além de reforçar as ações de combate à pandemia.

O comércio essencial também recebe atenção diferenciada durante a quarentena. Uma equipe da administração regional atua na região com o objetivo de checar e orientar sobre o uso das medidas preventivas pelos comerciantes, que também são submetidos a um questionário.

Maiquel Leôncio, morador do Sol Nascente e funcionário de uma loja de ferramentas e de material de construção, aprova as medidas. “Acho ótimo eles estarem na rua, orientando a população e o comércio”, diz. “Infelizmente ainda tem muita gente que não se toca, então a prevenção é importante”.

Galeria de Fotos

Sol Nascente recebe mais ações preventivas ao coronavírus