12/05/2020 às 19:04, atualizado em 13/05/2020 às 09:19

Coleta de resíduos domésticos tem queda de 4% em abril

Percentual é referente ao mesmo período de 2019. Comércio fechado e isolamento social contribuem para a redução do volume coletado

Por Agência Brasília*

Com o isolamento social estabelecido por decreto desde o início da pandemia do coronavírus (COVID-19), os estabelecimentos comerciais e de serviços não essenciais do DF estão fechados, transformando os hábitos e o consumo dos brasilienses.

O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) fez o levantamento do impacto na coleta domiciliar e verificou  uma redução importante de quase 4% no recolhimento de resíduos no mês de abril, se comparado ao mesmo período do ano passado. Em abril deste ano foram coletadas 63.692 toneladas, contra 66.150 em abril do ano anterior. Também houve redução em relação a março deste ano, quando foram coletados  67.692 toneladas, representando uma diminuição de 6% no volume coletado.

A expectativa era de que o volume de resíduos gerados cresceria, tendo em vista a quarentena e o maior tempo das pessoas em casa. Na avaliação da diretora de Limpeza Urbana do SLU, Eliana Nicolini, a redução pode ser explicada pela desaceleração da economia. “As pessoas estão consumindo menos em função do fechamento do comércio, além da questão financeira  que também reflete no consumo”, disse Eliana.

* Com informações Ascom SLU