13/05/2020 às 17:13, atualizado em 13/05/2020 às 17:47

Começa a obra de revitalização do canal da Vargem Bonita

A nova tubulação vai regularizar o abastecimento de água na região

Por Flávio Botelho, da Agência Brasília

Demanda antiga dos agricultores do Núcleo Rural Vargem Bonita, a revitalização do sistema de canais de abastecimento de água do local já começou. Nove quilômetros de tubos de PVC vão substituir o antigo conjunto de manilhas de concreto, que foram construídos há mais de 30 anos e vão atender a 66 propriedades rurais da Vargem Bonita. O trabalho é realizado entre a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater) e a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri), com apoio da Administração Regional do Park Way.

O objetivo da intervenção no local é reduzir as perdas de água causadas pelo desgaste natural que a tubulação de concreto apresenta ao longo do tempo, além de também garantir a regularidade no abastecimento a todos os produtores rurais da região: segundo a Seagri, cerca de 50% do volume de água que entrava no sistema antigo de canais de abastecimento da Vargem Bonita não chegava para os produtores rurais.

As propriedades rurais da Vargem Bonita possuem cerca de quatro hectares de extensão cada e consomem, em média, 45 mil litros de água por dia na produção de hortaliças folhosas, como alface, agrião, coentro, salsinha e espinafre; e tubérculos, como berinjela, gengibre, inhame e batata-doce.

A nova tubulação, feita de PVC, possui uma durabilidade maior e garante uma condução mais rápida da água para as propriedades rurais. O abastecimento da região vem de uma represa construída entre o Park Way e a Fazenda Água Limpa, da UnB, que recebe água do Ribeirão do Gama. A previsão da Emater é de que a obra seja entregue no início do segundo semestre. A Seagri cedeu o maquinário e operadores para o trabalho, e parte da mão-de-obra braçal é composta por moradores da comunidade.

Comum no DF entre maio e setembro, a seca também é um obstáculo que os produtores do Núcleo Rural Vargem Bonita têm de enfrentar anualmente: “Recentemente, o DF sofreu com três anos seguidos de estiagem, que tiveram um reflexo grande na agricultura, já que os canais de irrigação não conseguiam atender a totalidade dos produtores, mas agora isso vai mudar”, ressalta Luciano Mendes, secretário de Agricultura.

Fotos: Paulo H. Carvalho

Shoichi Sumida é morador da Vargem Bonita há 50 anos  Fotos: Paulo H. Carvalho

A família do produtor rural Shoichi Sumida mora na Vargem Bonita há 50 anos e sua propriedade será uma das beneficiadas pela revitalização. O agricultor ressalta a importância da obra para toda a comunidade agrícola da região: “Esse projeto é muito importante porque a água não chegava para todo mundo, e agora isso vai resolver o problema da falta de abastecimento, principalmente para as chácaras da rua 3”.

O administrador do Park Way, Kedson Rocha, enalteceu o projeto para a população do local. “É um projeto muito esperado pelos agricultores da Vargem Bonita. Fechamos essa importante parceria com a Emater e a Seagri e vamos entregar um trabalho de ganho imenso para a gente”, afirmou.