14/05/2020 às 18:17, atualizado em 14/05/2020 às 21:04

Após quase 50 anos, Praça do DI ganha primeira restauração em Taguatinga

Espaço de lazer, com parques e quadras poliesportivas, está sendo totalmente revitalizado pelo GDF

Por Hédio Ferreira Júnior, da Agência Brasília

Fotos: Lúcio Bernardo Jr.

O espaço de aproximadamente 10 mil metros quadrados teve os dois parques infantis totalmente transformados, com novos brinquedos e troca do banco de areia. Fotos: Lúcio Bernardo Jr.

Pela primeira vez desde que foi construída, ainda na década de 70, a Praça Santos Dumont, conhecida como Praça do DI, em Taguatinga, passa um processo de restauração, troca de equipamentos e revitalização. O espaço de aproximadamente 10 mil metros quadrados, na CNA 4, teve os dois parques infantis totalmente transformados, com novos brinquedos e troca do banco de areia.

As duas quadras poliesportivas – uma coberta e a outra aberta – ganharam pintura do piso, as traves de futebol e tabelas de basquete foram restauradas, além de novas redes para prática de voleibol. Quatro mesas com bancos de alvenaria para leitura e jogos de tabuleiro também foram construídos e a iluminação dos postes de luz, trocadas. Um espaço gramado que estava inutilizado foi preenchido com pedras portuguesas.

As obras estão sendo feitas pelo Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Administração Regional de Taguatinga, com o apoio da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap). A empresa cedeu 10 caminhões de areia para os parquinhos infantis, fez a poda das árvores centenárias na área externa da praça e estuda a implantação de um projeto paisagístico no interior do espaço.

Os muros externos estão sendo pintados e os internos serão decorados com os desenhos em grafite de um artista da própria administração regional. “Estudamos a construção de um circuito de skate, um resgate de um espaço retirado dos praticantes anos atrás e que merecem ter de volta essa área de recreação”, informa o administrador regional de Taguatinga, Geraldo César de Araújo.

Origem

O nome popular pelo qual ficou conhecida a praça se deve ao antigo Departamento de Imobiliária da Novacap, órgão destinado a fazer a distribuição de lotes para os moradores e que funcionava no local. O nome oficial da praça, porém, é Santos Dumont.

A expectativa é de que a praça esteja pronta para uso da população a partir de 5 de junho, data de aniversário de 62 anos de Taguatinga. O funcionamento para uso, das 7h às 22h, será liberado após o abrandamento das medidas de isolamento e distanciamento social adotadas pelo Governo do Distrito Federal.