14/05/2020 às 11:43

Servidores da UBS 4 de Samambaia produziram mais de mil máscaras descartáveis

Pacientes que chegam sem o equipamento para atendimento recebem duas unidades e orientação de uso

Por Agência Brasília*

Foto: Divulgação

As máquinas de costura foram levadas pelos profissionais que atuam na UBS. Os pacientes que estão sem a máscara recebem duas unidades e são orientados em como usar o acessório de prevenção. Foto: Divulgação

Servidores da Unidade Básica de Saúde 4 de Samambaia estão produzindo máscaras descartáveis para serem entregues a pacientes que chegam na unidade. Esta é mais uma ação solidária dos servidores para ajudar a população carente e os próprios pacientes. A equipe já conseguiu produzir mais de mil máscaras.

As máquinas de costura foram levadas pelos profissionais que atuam na UBS. Os pacientes que estão sem a máscara recebem duas unidades e são orientados em como usar o acessório de prevenção. A paciente Verônica Jacolina aprovou a ação e elogiou os servidores. “É muito bacana o cuidado com os pacientes porque eu não ia poderia ser atendida, pois estava sem. Parabenizo a equipe pois soube que são feitas aqui de forma voluntária”, disse.

Para o gerente da unidade, Cleverson Flaubert, o tema Covid-19 mudou a rotina da população e da UBS. Fazer as máscaras, para ele, foi uma forma da unidade dizer que se importa e que está solidária à questão. Para os servidores têm sido satisfatório produzir as peças. O material é fruto de doação dos servidores. “Ver a expressão no rosto do paciente recebendo a máscara é gratificante. O carinho e atenção não tem como comprar. Os servidores se sentem realizados por fazer o bem nesse momento tão delicado”, declarou.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”centro”]

A costura se tornou uma espécie de terapia para os servidores envolvidos na ação. A unidade ainda realiza atividade voltada para os profissionais com foco no relaxamento mental e físico por meio da prática integrativa Hatha Yoga.

“Estamos realizando a Yoga para ajudar o servidor a aliviar a tensão e estresse. Temos uma servidora que é capacitada para a prática e disponibilizou horários próprios para auxiliar os colegas nesse processo de pandemia”, afirmou Cleverson.

Por decreto do GDF, todo o Distrito Federal deverá utilizar máscara em ambientes públicos e privados. A medida é para conter a contaminação pela Covid-19.

Para saber sobre o que o Distrito Federal está realizando para combater a Covid-19, acesse: http://www.coronavirus.df.gov.br/.

*Com informações da Secretaria de Saúde