14/05/2020 às 13:25, atualizado em 15/05/2020 às 10:43

Usuários e funcionários de casas de acolhimento serão testados para Covid-19

O público-alvo é de mais de 2,4 mil pessoas, entre idosos, crianças, adolescentes, funcionários das unidades e servidores dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) do Distrito Federal.

Por Agência Brasília*

A partir desta quinta-feira (14), os testes rápidos para detectar a Covid-19 também serão aplicados nos usuários das 41 casas de acolhimento credenciadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). O planejamento da ação foi definido entre os gestores da Secretaria de Saúde e da Sedes. Na oportunidade, foi discutido o cronograma das testagens e os locais escolhidos.

O público-alvo é de mais de 2,4 mil pessoas, entre idosos, crianças e adolescentes em vulnerabilidade social, além dos funcionários das unidades e servidores dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) do Distrito Federal.

“O objetivo é fazer, nesse período de pandemia, uma triagem e testagem das mais de 2 mil pessoas que frequentam e trabalham nas casas de acolhimento. Como são atendidas pessoas em situação mais vulnerável, especialmente idosos, é importante saber que não está com coronavírus”, afirmou a secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha.

De acordo com o secretário de Saúde, Francisco Araújo, também será avaliado o perfil epidemiológico desse público, para detectar a incidência da doença. “Queremos avaliar qual é o grau de contaminação entre eles. Fazendo um diagnóstico precoce, podemos iniciar o tratamento o quanto antes”, explicou.

Locais

Os primeiros testes rápidos serão realizados nos idosos atendidos na Casa do Ceará, na Asa Norte; e na Associação São Vicente de Paulo de Belo Horizonte, em Taguatinga. Logo depois, estão na lista a Unidade de Acolhimento para Idosos (Unai) e a Unidade de Acolhimento para Mulheres (Unam).

Pelo cronograma, na sexta-feira (15) serão visitadas as Obras Assistenciais Bezerra de Menezes e a Casa do Candango, ambas em Sobradinho; e o Instituto de Integridade – Lar dos Velhinhos Maria Madalena, no Park Way.

A previsão é que as testagens sejam realizadas nas 41 casas de acolhimento até o dia 22. As equipes de saúde se deslocarão até às unidades para fazer os testes rápidos.

*Com informações da Sec. de Saúde