15/05/2020 às 16:59

Corpo de Bombeiros doa 14 viaturas para bancos de leite do DF

Os veículos serão usados nos serviços de aleitamento da rede pública de saúde, principalmente para a coleta domiciliar

Por Agência Brasília*

A poucos dias de iniciar a semana distrital de doação de leite materno, em 17 de maio, os bancos de leite humano do Distrito Federal receberam uma importante contribuição do Corpo de Bombeiros. A corporação doou 14 veículos, nesta sexta-feira (15), para reforçar os serviços de aleitamento na rede pública de saúde, principalmente a coleta domiciliar de leite materno.

Foto: Divulgação Agência Saúde

Aproximadamente, 250 bebês são alimentados diariamente pelo leite doado.Foto: Divulgação Agência Saúde

“Foi uma linda atitude, porque estávamos trabalhando com carros antigos, que rodam muito. Em média, fazemos cerca de 2.500 visitas domiciliares, por mês, tanto no DF quanto no Entorno. Com os veículos, vamos melhorar muito a nossa eficiência a partir da próxima semana”, comentou a coordenadora dos Bancos de Leite Humano do DF, Miriam Santos.

Segundo o capitão da Assessoria dos Programas Sociais do Corpo de Bombeiros, José Bonifácio, a entrega dos carros foi importante para garantir mais qualidade aos serviços de coleta de leite humano no DF. Os militares da corporação fazem visitas às casas das mães que desejam amamentar, com o suporte dos servidores dos bancos de leite humano.

“Nos veículos defasados, mesmo tendo manutenção, corria o risco dos serviços se tornarem inviáveis. Então surgiu a oportunidade de o Corpo de Bombeiros fazer essa doação, que vai garantir um trabalho mais digno e eficiente às equipes”, afirmou o capitão Bonifácio.

O Instituto de Bombeiros de Responsabilidade Social (IBRES) também foi uma das entidades que contribuiu para a entrega dos carros. “Incansavelmente, tentamos viabilizar parcerias com a cooperação. Então, essa troca de veículos é um pequeno sonho realizado, para melhorar o atendimento à população e salvar vidas de crianças”, disse o vice-presidente do IBRES, Valdir Ferrari Junior.

Os 14 veículos foram devidamente identificados e serão distribuídos entre os 10 bancos de leite humano e dois postos de coleta no DF, conforme a quantidade de mães doadoras que cada unidade possui. Dois carros ficarão de reserva, para eventuais necessidades.

Pandemia

De acordo com a gestora, a doação veio em boa hora, pois os estoques de leite materno reduziram desde o início da pandemia.

“Estávamos com 35% de queda em relação ao mesmo período do ano passado. Agora, fechamos abril com déficit de 11%. Mesmo com toda a dificuldade, as mães estão se mobilizando para doar leite materno aos bebês internados. Com os veículos, vamos poder fazer ainda mais por eles”, informou Miriam Santos.

Lembrando que, mesmo em tempos de coronavírus, a amamentação e as doações podem continuar normalmente, desde que as medidas de higiene e segurança sejam tomadas para evitar transmissões. “Lavando bem as mãos antes de cuidar dos bebês, e usando máscaras, não se transmite o coronavírus. São cuidados mínimos que, na verdade, valem para todas as doenças respiratórias”, explicou a gestora.

Como doar

Toda mulher que esteja amamentando é uma potencial doadora de leite materno, independentemente da idade do filho em amamentação. Algumas mães têm dúvidas sobre como é feita a coleta do leite materno, mas o procedimento é bem simples.

A doação deve ser feita em pote de vidro com tampa plástica e, em seguida, conservada no congelador. Para doar ou tirar dúvidas é só ligar para o número 160, opção 4. Também é possível ligar em cada um dos 10 bancos de leite humano do DF, além de acessar a página dos bancos de leite humano. http://www.saude.df.gov.br/banco-de-leite/

Um simples pote de 300 ml pode alimentar cerca de dez bebês. Contudo, o nível de doação está diretamente ligado à quantidade de mulheres amamentando. Aproximadamente, 250 bebês são alimentados diariamente pelo leite doado.

 

* Com informações Agência Saúde