15/05/2020 às 10:43, atualizado em 15/05/2020 às 18:10

GDF compartilha experiências com países da AL e Caribe

Durante o encontro virtual foram apresentadas ações realizadas nas áreas da saúde, infraestrutura e cooperação internacional

Por Agência Brasília *

Representantes do Governo do Distrito Federal reuniram-se nesta quinta-feira (14) com embaixadores do Grupo de Países da América Latina e Caribe (Grulac), para compartilhar medidas de combate à Covid-19 adotadas na capital federal. 

Participaram do encontro a chefe do Escritório de Assuntos Internacionais da Governadoria, Renata Zuquim; o secretário da Casa Civil, Valdetário Monteiro; o secretário de Economia, André Clemente; e o secretário-adjunto de Assistência à Saúde, Ricardo Tavares. 

Valdetário Monteiro destacou que o Distrito Federal foi a primeira unidade da federação a tomar medidas de prevenção e mitigação dos efeitos da pandemia. “O GDF está empenhado em manter a curva de contágio achatada, para que haja tempo e condições necessárias ao incremento da infraestrutura de saúde quando o pico da contaminação for atingido.” 

Monteiro destacou, ainda, que o DF está sob monitoramento contínuo no combate à Covid-19. “Os leitos disponíveis estão condizentes com a demanda apresentada até o momento, e existe a possibilidade de expansão na rede de atendimento à medida que crescer o número de internações.”

O secretário-adjunto de Saúde, Ricardo Tavares, afirmou durante a videoconferência que o GDF adotou, no momento certo, medidas de prevenção eficazes. “A decisão de adotar protocolos internacionais possibilitou agilidade na capacidade de resposta do DF diante do avanço da pandemia”, destacou. 

Ele também comentou sobre a estrutura hospitalar da capital. “Temos um hospital de referência no tratamento da Covid-19 no DF é o Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), além dos dois hospitais de campanha que estão próximos de ser inaugurados.”

Sobre a economia local, o secretário da pasta, André Clemente, explicou que o GDF está investindo intensamente na saúde, infraestrutura e insumos. “Temos acompanhado em tempo real os indicadores econômicos e o DF vem buscando o equilíbrio financeiro e orçamentário.”

Em resposta às dúvidas dos representantes diplomáticos, Clemente afirmou que o retorno gradativo das atividades econômicas vai depender dos números apresentados diariamente pela Secretaria de Saúde.

A chefe do Escritório de Assuntos Internacionais, Renata Zuquim, apresentou aos embaixadores as iniciativas do GDF – entre elas o abrigo solidário para pessoas em situação de vulnerabilidade no Autódromo Internacional, o registro eletrônico de ocorrências para proteção da mulher e o acolhimento de idosos em hotéis da cidade. 

* Com informações do Escritório de Assuntos Internacionais/GDF