15/05/2020 às 16:56, atualizado em 15/05/2020 às 17:08

Prêmio Respostas para o Amanhã tem inscrições abertas até 10 de agosto

Projetos podem ser encaminhados pela internet

Por Agência Brasília | Edição: Fábio Góis


A 7ª edição do Prêmio Respostas para o Amanhã está recebendo inscrições de projetos voltados para o futuro até o dia 10 de agosto. O tema em 2020 é “O que você quer fazer pelo seu futuro hoje, @?”. A ideia é revelar as respostas do amanhã para os desafios atuais.

O Prêmio busca estimular e divulgar projetos de investigação científica e tecnológica desenvolvidos por estudantes do Ensino Médio da rede pública de ensino. A inscrição pode ser feita pelo site do Prêmio.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Para participar, basta que o professor informe seus dados pessoais e informações da escola em que trabalha, bem como indique a equipe participante e sua ideia de projeto.

Também é preciso enviar um vídeo com depoimentos dos estudantes da equipe, em uma apresentação da ideia centeal. As inscrições são gratuitas e não há limites de projetos por professor e por escola.

A seleção será feita por um comitê técnico de avaliação entre os dias 11 de agosto e 2 de setembro, quando será divulgado o resultado para os semifinalistas. Os 20 semifinalistas receberão mentorias online, em setembro, para o desenvolvimento do projeto apresentado.

A seleção dos dez finalistas será entre 1º e 14 de outubro, com resultado previsto para o dia 15 do mesmo mês. A mentoria para esses projetos será feita entre 19 de outubro e 6 de novembro, quando os professores terão apoio para realizar o protótipo da ideia apresentada.

Os melhores protótipos vão passar por júri popular, em votação no site do Respostas para o Amanhã, quando serão escolhidos os três melhores. As equipes finalistas vão apresentar os projetos na I Mostra Respostas para o Amanhã, momento em que a comissão avaliadora anunciará os três projetos nacionais vencedores. O resultado será divulgado em 11 de novembro.

Premiações

Serão premiados professores, estudantes e escolas conforme as etapas:

• 20 semifinalistas: um notebook Samsung para o professor orientador e até dois professores parceiros.

• Dez finalistas: participação na I Mostra do Prêmio Respostas para o Amanhã.

• Vencedores nacionais – prêmios para os estudantes:

1º lugar: 1 smartphone Samsung
2º lugar: 1 notebook Samsung
3º lugar: 1 tablet Samsung

Prêmio Respostas para o Amanhã

Realizado desde 2014 em vários países da América Latina, o Prêmio Respostas para o Amanhã é uma iniciativa da Samsung com coordenação geral do Cenpec Educação e parceria de Unesco, Reduca, OEI e Consed.

Com foco na abordagem Stem para o ensino de ciências, uma tendência em vários países do mundo, os projetos são desenvolvidos com base no diálogo entre as ciências e a tecnologia, a engenharia e a matemática, em busca de soluções para determinado desafio ou problema real.

 

* Com informações da Secretaria de Educação