16/05/2020 às 13:02, atualizado em 16/05/2020 às 13:38

Seagri entregou 27 kits de irrigação no Pôr do Sol/Sol Nascente

Cada um contém caixa d’água de 5 mil litros e mil metros de mangueiras e conexões. Ao todo, em todo o DF, serão distribuídos 400 deles 

Por Agência Brasília *

A Secretaria da Agricultura do Distrito Federal (Seagri-DF) entrega nesta sexta-feira (15) kits de irrigação por gotejamento para famílias de produtores rurais do Assentamento Santarém, na região administrativa do Sol Nascente.  

Foram entregues 27 kits contendo uma caixa d’agua de 5 mil litros, mil metros de mangueiras e conexões. No total, em todo o DF, serão distribuídos cerca de 400 kits de irrigação, que irão auxiliar os produtores na geração de renda.

O secretário de Agricultura, Luciano Mendes, ressaltou que é papel dos gestores fazer as políticas públicas e colocá-las à disposição da comunidade.  “Quando a gente melhora as estradas, coloca luz, oferece crédito, entre outros, são políticas públicas que, aqui dentro do DF, nós conseguimos fazer de uma forma diferenciada. Muitas coisas têm avançado na área rural do DF e queremos que todos participem dessa construção”, explicou o secretário.

O subsecretário de Políticas Sociais Rurais, Abastecimento e Comercialização (SPAC), João Pires, lembrou que, mesmo com essa situação de pandemia, com todas as recomendações para o distanciamento social, é muito importante a entrega desses kits, seguindo todas as recomendações de prevenção. 

Foto: Divulgação/Seagri-DF

“Não teria como a gente fugir de uma política pública, que é uma das recomendações maiores do nosso governador, que é dar condições para essas famílias produzirem. Esse é um trabalho muito interessante, pois é uma inovação tecnológica extremamente viável para todos os níveis de agricultura, essencialmente para o agricultor familiar”, afirmou.

Para o diretor-executivo da Emater-DF, Antônio Dantas, o investimento em irrigação é um dos melhores que o governo pode fazer em pequenas propriedades. Segundo ele, sem irrigação, o produtor tem uma grande dificuldade de viabilizar o empreendimento. 

“Ação aqui é uma injeção na veia do produtor e, mais uma vez, reforça essa parceria entre a Emater e a Secretaria da Agricultura. Temos certeza que aqui no assentamento, a partir de agora, eles darão grandes passos à frente”, ressaltou Dantas.

Época de seca
Com os kits de irrigação, as famílias beneficiadas poderão produzir durante o período de estiagem. Antes, só era possível na época da chuva – em praticamente metade do ano eles ficavam sem renda. 

[Olho texto=”A chegada dessas caixas d’água vai possibilitar ampliar o plantio das culturas” assinatura=”Aécio Vanderlei Silveira Prado, gerente do escritório da Emater em Ceilândia” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“Os assentados daqui vivem essa expectativa de produzir na época da seca há muito tempo. A chegada dessas caixas d’água vai possibilitar ampliar o plantio das culturas, garantir a segurança nutricional dessas famílias, e possivelmente, a venda do excedente,” explicou Aécio Vanderlei Silveira Prado, gerente do escritório local da Emater em Ceilândia.

Carliene dos Santos Oliveira, produtora rural e presidente da Associação do Assentamento Santarém, também destacou a importância de poder produzir na época da seca. Segundo ela, a Associação também está se organizando para adquirir recursos para a perfuração de mais poços para a captação de água e garantir a irrigação da produção rural. 

“Conseguimos as outorgas junto à Adasa para perfurar os poços e começar o sistema de captação. Já estamos visualizando a produção de orgânicos”, conta ela.

Participaram da entrega, produtores rurais locais, além do administrador do Sol Nascente, José Goldim Carneiro, que ressaltou que a assistência e o apoio aos agricultores é uma das prioridades do governador Ibaneis Rocha.

* Com informações da Seagri/DF