18/05/2020 às 10:36, atualizado em 16/04/2024 às 14:11

Pista de caminhada e corridas é recuperada na Octogonal

A pedido dos moradores, trechos de calçadas danificados no entorno das quadras residenciais recebem melhorias 

Por Hédio Ferreira Júnior, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

Fotos: Lúcio Bernardo Jr / Agência Brasília

Uma das principais demandas da população encaminhadas à Ouvidoria do Governo do Distrito Federal é a construção e reforma de calçadas nas vias públicas do Plano Piloto e nas regiões administrativas. A Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e a Administração Regional do Sudoeste/Octogonal trabalham, atualmente, na recuperação de cerca de 1,5 mil metros da pista de pedestres em parte do anel de entorno das quadras octogonais.

[Numeralha titulo_grande=”1,5 mil metros” texto=”Extensão do trecho a ser recuperado na Octogonal” esquerda_direita_centro=”centro”]

As obras começaram há cerca de 30 dias e compreendem trechos entre o ponto de táxi da AOS 8 e a banca de jornal da OAS 4/5. A expectativa é que na segunda quinzena de junho o trabalho esteja concluído. Com calçadas que têm em média 2,5 metros de largura, o local é bastante usado para caminhadas e práticas esportivas dos moradores.

Toda a estrutura antiga e irregular, em alguns trechos até esburacada, está sendo removida para a construção de um novo piso. Rampas de acessibilidade para cadeirantes e sinalizações de piso podotátil – aquelas faixas em que as rugosidades podem ser sentidas pelos pés – também serão aplicadas nos pontos onde há cruzamentos com vias.

 Acidentes

Deoclecio Pereira de Souza é morador da Octogonal desde 1981. Aos 66 anos, o aposentado lembra que as calçadas permaneceram por muitos anos em más condições – ele mesmo já se machucou ao tropeçar em um piso irregular. Ao ver as obras, comentou: “Feitas há quase 30 anos, essas calçadas pouco foram recuperadas ao longo desse tempo. É uma evidente melhoria”.

Igualmente adepto das caminhadas, o administrador regional do Sudoeste/Octogonal, Luiz Eduardo Pessoa, também já sofreu queda ao passar por um trecho irregular da calçada. Ele destaca que, a obra inicial, feita a pedido dos moradores, vai dar mais segurança a quem se exercita por lá.  “Estamos cuidando de espaços confortáveis para quem caminha ou corre por ali”, diz.

As obras não param por aí. Nos próximos dois anos, faz parte do planejamento do GDF reconstruir todo o anel externo da Octogonal e as calçadas internas das quadras residenciais e comerciais.