19/05/2020 às 13:01, atualizado em 19/05/2020 às 14:01

GDF doa 300 máscaras para a Cúria Metropolitana

Itens de segurança foram confeccionados por comissão de aprovados em concurso da Polícia Civil que já doou mais de 7 mil em todo o DF

Por Lívio di Araújo | Edição: Freddy Charlson

Foto: Vinícius de Melo/Agência Brasília

O bispo auxiliar de Brasília, Dom Marcony Ferreira, recebeu a doação na Cúria, ao lado da Catedral Metropolitana de Brasília. Foto: Vinícius de Melo/Agência Brasília

Com a pandemia de Covid-19 e o uso obrigatório de máscaras em todo o Distrito Federal, 300 delas chegaram, na manhã desta terça-feira (19), às mãos do bispo auxiliar de Brasília, Dom Marcony Ferreira, para distribuição. A confecção dos itens de segurança ficou por conta de uma comissão formada por aprovados no último concurso da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) que, em parceria com o programa Todos Contra a Covid, do GDF, tem feito doação de milhares de máscaras no DF.

Ao receber os insumos, Dom Marcony ressaltou que “pequenos gestos têm feito a diferença” neste período vivido pela humanidade. “Sempre que no mundo vivemos uma pandemia, uma guerra, o depois é sempre muito mais humano. E nós devemos ser os artistas disso. O sofrimento de agora dará fruto amanhã, que são as relações humanas que serão muito mais fortes”, disse. O bispo usou ainda uma metáfora para passar uma mensagem de otimismo aos moradores do Distrito Federal: “A gente precisa de uma ‘Sexta-feira da Paixão’ para chegarmos ao ‘Domingo de Páscoa’”.

Responsável pela entrega das máscaras, que aconteceu na sede da Cúria Metropolitana, ao lado da Catedral de Brasília, o vice-governador Paco Britto, acompanhando de sua esposa, Ana Paula Hoff, frisou a importância da conscientização da população sobre o uso das máscaras e os cuidados para combater o contágio com o coronavírus. “Temos feito ações constantes distribuindo kits com máscaras e álcool em gel juntamente com uma cartilha que orienta as pessoas sobre como evitar a disseminação da Covid-19 e também da dengue, outro problema sério que enfrentamos”, lembrou.

De acordo com Paco, o momento é de educar a população. “Foi assim com a faixa de pedestres, com o uso do cinto de segurança, com a proibição de fumar em locais fechados. Com o uso de máscaras não será diferente e, quando a população estiver educada para isso, vamos sentir até falta de não usá-la”, enfatizou. “É importante conscientizar a população para que todos entendam que usar máscaras é proteção a todos”, completou Ana Paula.

Doações

Mais de 7 mil máscaras já foram confeccionadas e doadas pela comissão de concursados. Milhares deles, feitas em acetato, foram entregues a profissionais de saúde em todos os hospitais públicos do Distrito Federal, além do Incor. As demais, reutilizáveis, feitas em tecido de algodão, já foram entregues à policiais civis e federais, motoboys e população vulnerável, nas ruas da cidade.

Para Daniella Caetano, representante da comissão, a quantidade de doações recebidas pelo grupo tem ajudado na confecção dos insumos que custam, em média, R$ 2. “É um momento muito difícil o que estamos passando e isso nos leva a pensar nos outros”, enfatizou.

Doe para o comitê Todos Contra a Covid

Banco de Brasília (BRB) – 070

Agência: 0027

Conta Poupança: 0027.049528-2

CNPJ: 02.174.279/0001-55

Instituto BRB de Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Socioambiental