19/05/2020 às 20:02, atualizado em 20/05/2020 às 10:36

Teleatendimento em saúde para 5 unidades de acolhimento

Plataforma vai contar com o trabalho de voluntários para evitar que internos precisem ir aos hospitais e UPAs

Por Agência Brasília | Edição: Mônica Pedroso

O GDF, em parceria com a organização da sociedade civil “Glória”, lança nesta quarta-feira (20), às 11 horas, no Palácio do Buriti, e com transmissão pelo twitter e facebook, a Rede Convida, plataforma que conecta o profissional da saúde voluntário com pessoas em instituições de acolhimento, especialmente em regime de internação como asilos, orfanatos, casa de mulheres em situação de vulnerabilidade e de medidas socioeducativas.
O acordo de cooperação reúne a Secretaria de Juventude, a Secretaria de Projetos Especiais, a Casa Civil do Distrito Federal, e a organização da sociedade civil “Glória. “São profissionais com muita disposição e vontade de ajudar. A melhor coisa de tudo é que a gente consegue ver a solidariedade das pessoas. Trata-se de um trabalho voluntário de qualidade a custo zero para o GDF”, afirma o secretário de Juventude, Léo Bijos
O Projeto Rede Convida visa oferecer atendimento em saúde por meio de uma plataforma virtual, evitando a corrida de pacientes a hospitais, unidades de pronto atendimento (UPA) e unidades básicas de saúde (UBS). Com a plataforma é possível gerenciar e agenda as consultas, registrar prontuários e prescrições médicas. “Estamos treinando um servidor dentro de cada instituição que irá fazer a intermediação entre essas casas de acolhimento e a nossa plataforma”, explica Cristina Castro, coordenadora do Projeto Rede Convida. “É um trabalho de alta importância porque vai fazer com que esses profissionais da Saúde cheguem a uma população que já tinha dificuldade de ser atendida”, destaca a médica Natália Polidorio, uma das idealizadoras do Projeto Rede Convida.
Voluntariado
Até o momento, o banco de dados da Rede Convida conta com 250 voluntários inscritos. São profissionais e estudantes de medicina, profissionais de psicologia, enfermagem, fisioterapia e odontologia. Também estão participando profissionais das áreas de comunicação, logística, gestão e suporte de Tecnologia da Informação. A Rede Convida conta ainda com o apoio da Universidade de Brasília (UnB), Projeto The Medical Explorer (Instagram) e Projeto Ciranda Sertaneja (Instagram).
Transmissão
https://twitter.com/AgenciaBrasiliahttps://www.facebook.com/govdf/
*Com informações da Secretaria de Juventude