20/05/2020 às 08:03, atualizado em 01/08/2021 às 01:38

CEF 802 ganhará ar-condicionado em todas as salas

Subestação de energia construída pela CEB na escola do Recanto das Emas vai garantir o abastecimento enquanto a Secretaria de Educação reestrutura a rede elétrica do prédio

Por Hédio Ferreira Júnior, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

Escola terá a rede elétrica reestruturada para poder receber os equipamentos | Foto: Acácio Pinheiro / Agência Brasília

Uma subestação da Companhia Energética de Brasília (CEB) vai permitir que, a partir de junho, todas as salas de aula do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 802, no Recanto das Emas, tenham aparelhos de ar-condicionado. A escola está passando por uma reestruturação na rede elétrica para se adequar aos novos equipamentos.

Os recursos para a troca do cabeamento de todo o prédio – orçados em aproximadamente R$ 100 mil – são do Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Educação. Já a compra dos aparelhos foi garantida por emendas parlamentares, enquanto a unidade escolar custeará do próprio caixa a instalação dos equipamentos.

[Numeralha titulo_grande=”R$ 100 mil” texto=”Montante de recursos empregados na troca do cabeamento da escola” esquerda_direita_centro=”centro”]

Inaugurado em março de 2001, o CEF 802 tem 20 salas de aula e outras cinco da parte administrativa. Atualmente, estão matriculados pouco mais de 1.150 alunos, divididos em três turnos e em turmas que vão desde as séries iniciais até o nono ano. Nas eleições para diretoria, realizadas em 2019, os pedidos para refrigerar as salas foram um dos mais ouvidos por quem estava na disputa pelos cargos.

Calor intenso

“Entre agosto e outubro, o calor é insuportável e nós enfrentamos muitos problemas de alunos passando mal, com nariz sangrando ou desmaiando”, relata a diretora, Maria do Socorro Bandeira Lopes. “A instalação desses equipamentos dará muito mais conforto e concentração a eles na hora de estudar, bem como aos professores.”

Coordenador regional de ensino do Recanto das Emas, Leandro Freire explica por que foi necessário construir uma subestação da CEB no terreno da escola: “Era necessário criar um suporte e aumentar a amperagem capaz de suportar o funcionamento de todos os equipamentos elétricos da escola ao mesmo tempo, sem queda de energia”.

A reconstrução da rede elétrica está na fase final. A expectativa é que todos os aparelhos estejam instalados em até 30 dias. Este ano, o CEF 802 teve a cantina reformada, além de ganhar duas salas na área da educação integral.