20/05/2020 às 18:44

Operação retira carcaças das ruas do Guará

As unidades foram recolhidas no Setor de Oficinas da QE 40, QE 46 e QI 2. O total de 12 nesta quarta-feira (20) e 57 no ano, na Região Administrativa. Todas apresentavam ameaça à saúde pública

Por Agência Brasília* | Edição: Freddy Charlson

Foto: Divulgação

No total, 57 carcaças e sucatas foram retiradas do Guará em 2020. Neste ano, 283 carcaças e carros abandonados foram retirados em todo o DF. Foto: Divulgação

Combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti e promover mais segurança para a população do Guará. Esses foram os objetivos que motivaram as ações da segunda operação de retirada de carcaças e sucatas do Guará, na manhã desta quarta-feira (20), por meio do programa DF Livre de Carcaças.

Na ação, 12 carcaças foram recolhidas no Setor de Oficinas da QE 40, QE 46 e QI 2. Todas apresentavam ameaça à saúde pública, pelo potencial risco de proliferação do mosquito e à segurança da comunidade por servirem de esconderijo de usuários de drogas. As carcaças foram retiradas em pontos mapeados pela  Administração Regional do Guará  com base no trabalho das equipes técnicas nas ruas e denúncias apresentadas pela população por meio da Ouvidoria e das reuniões do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg).

Em fevereiro deste ano, 45 carcaças foram retiradas do Pátio de Obras da administração regional e encaminhadas para o depósito do Departamento de Estrada e Rodagem (DER-DF) onde agentes de Vigilância Ambiental fazem o controle vetorial. No total, 57 carcaças e sucatas foram retiradas do Guará por meio do programa. De acordo com o coordenador dos Conselhos Comunitários de Segurança do DF, Marcelo Batista, desde fevereiro, 283 carcaças e carros abandonados foram retirados do DF.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”centro”]

A operação integra o programa DF Livre de Carcaças, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública com o apoio da Secretaria DF Legal e o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF). “O objetivo é deixar toda a cidade limpa e livre das carcaças que também ameaçam a segurança dos moradores. A operação será realizada periodicamente no Guará”, afirma Marcelo Batista.

“Essa é mais uma ação resultante dos esforços do GDF no combate à dengue no Guará. As ações são diárias, mas ganharam mais impacto com o programa DF Livre de Carcaças que, além dos benefícios de prevenção ao Aedes aegypti, nos auxilia na organização e limpeza da cidade”, destaca a administradora regional, Luciane Quintana. “Esses carros acumulavam muito lixo e eram focos do mosquito da dengue. Esse serviço é há aguardado há muito tempo pelos moradores que reclamavam da sujeira”, aponta o supervisor de condomínio da QE 40,Leandro da Silva.

Ações de combate à dengue

A Administração Regional do Guará em parceria com a Vigilância Ambiental atua diariamente em medidas de prevenção dos focos do mosquito e conscientização dos moradores. Além disso, nos dias 29 e 30 de abril, a região administrativa recebeu o programa Sanear-DF que higienizou 50 locais de grande circulação: Unidades Básicas de Saúde, Hospital Regional do Guará, parques ecológicos, vivenciais e urbanos, abrigos de ônibus, sede da administração regional, feira, entre outros.

No dia 30 de abril, o mutirão do “Dia D” de combate à dengue reforçou as ações de inspeção com militares do Corpo de Bombeiros. A Administração Regional do Guará também retirou  mais de 160 toneladas de lixo das vias públicas.

Dados de janeiro a abril deste ano do trabalho no Guará fornecidos pela Vigilância Ambiental:

✔️Imóveis inspecionados – 16245
✔️ Imóveis fechados – 4673
✔️ Imóveis Recusados – 368
✔️ Imóveis tratamento – 1047
✔️ Imóveis pendências – 47
✔️Depósito inspecionados – 43938
✔️ Depósitos tratados – 2600

Sintomas da dengue

Os principais sintomas típicos da dengue são febre alta, náusea, vômito, manchas avermelhadas pelo corpo, dor de cabeça, dor no corpo, dor em volta dos olhos e sinal de sangramento. Diante desses sintomas, o paciente deve buscar atendimento em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima.

O cidadão pode indicar melhorias utilizando a Ouvidoria pelo 162 ou via site: www.ouv.df.gov.br.