20/05/2020 às 14:00

Plano de volta às aulas e outras novidades da Educação serão tema de live hoje às 19h

A ideia é informar sobre todas as medidas que a Secretaria está tomando para que professores e alunos se juntem ao “Escola em Casa DF” e recuperem o ano letivo

Por Agência Brasília* | Edição: Isabel De Agostini

Terminada a live com o coordenador do Escola em Casa DF, David Nogueira, a parte pedagógica do “Plano de Volta às Aulas” será publicada no site da Secretaria de Educação, onde permanecerá até o domingo, para conhecimento e sugestões da comunidade escolar e da sociedade de um modo geral.

A outra parte do plano, dedicada as novas rotinas recomendadas no dia a dia da comunidade escolar na volta às aulas, está concluída, mas as medidas ainda estão em andamento. Nesta terceira live das redes EducaDF durante a suspensão das aulas, a Secretaria vai divulgar, responder dúvidas, esclarecer sobre os principais pontos do plano e informar como ele vai ser posto em prática.

O encontro com David está marcado para esta quarta-feira, 20, às 19h, nas redes EducaDF no Youtube, Facebook, Twitter e Instagram.

David afirma que muito embora a pandemia tenha trazido incertezas, trouxe algumas certezas, uma das principais é que o ensino mediado por tecnologia não será uma alternativa, mas uma obrigação que valerá frequência, porque de outra forma não seria possível implantar as turmas reduzidas exigidas pelo distanciamento recomendado para conter a Covid-19.

Por isso mesmo, a compra de pacotes de internet gratuitos está adiantada, já na etapa de tomada de preços, devendo ser finalizada no máximo em duas semanas. Os pacotes preveem cobrança reversa. As contas de quem acessar a plataforma Google sala de aula serão pagas pela Secretaria.

 “Aqui e em nenhum lugar do mundo terá êxito um plano que não considere o ensino mediado por tecnologia como peça fundamental. Sem o ensino mediado, todos vamos perder”, afirma David, acrescentando que todos devem aderir, “porque perdas na educação são contabilizadas em anos e a comunidade escolar não deseja isso para os nossos estudantes”.

 A ideia da live é fazer um chamamento geral da comunidade, além de informar sobre todas as medidas que a Secretaria está tomando para que professores e estudantes se juntem ao Escola em Casa DF e não percam o ano letivo. A data da volta às aulas ainda não está definida. Será decidida pelo governador Ibaneis Rocha. Mas o plano entregue a ele pode ser aplicado a qualquer momento, seja qual for a sua decisão sobre a retomada das aulas na rede pública – que tem mais de 500 mil pessoas e quase 700 escolas.

 “A volta às aulas desta vez será um momento totalmente novo para a rede, diferente da volta das férias, cheio de novas rotinas e cuidados, por isso mesmo é um momento que precisa ser compreendido e abraçado por toda a comunidade escolar”, enfatiza David, acrescentando que o retorno será gradual, com novidades no monitoramento da frequência dos estudantes, além de outras questões que serão esclarecidas durante a live.

 

* Com informações Secretaria de Educação