21/05/2020 às 13:20, atualizado em 21/05/2020 às 14:25

Combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes durante a pandemia é tema de live

Discussão vai envolver especialista da Sedes e de universidades. O foco é enfrentar o silêncio em situações de violência, em época de distanciamento social

Por Agência Brasília* | Edição: Isabel De Agostini

Em alusão à campanha “Faça Bonito. Proteja nossas Crianças e Adolescentes”, que ressalta o 18 de Maio como dia e mês de combate à exploração ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes, especialistas da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) promovem live, nesta sexta-feira (22), com o objetivo de debater os desafios desse trabalho em tempos de pandemia da Covid-19.

O encontro, ao vivo, tem como tema ‘O Suas e o enfrentamento ao abuso sexual de crianças e adolescentes’. O debate está previsto para iniciar às 9h30 e será transmitido por meio do canal Sedes-DF no Youtube, plataforma de streaming, e terá como moderador o diretor de Serviços Especializados a Famílias e Indivíduos da Sedes, Felipe Areda.

O encontro contará com a participação de Karen Costa, mestra em Psicologia Social e Clínica pela PUC-Goiás e de Aline Pinho, que é mestra e doutoranda em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília (UnB). “Um dos slogans do 18 de maio é ‘Esquecer é permitir, lembrar é combater’. Com base nisso, podemos dizer que é uma campanha que tem como objetivo tirar do escuro situações que são sempre cercadas de isolamento, sofrimento e segredo”, destaca Aline Pinho.

De acordo com a pesquisadora da UnB, falar sobre violência sexual gera desconforto e inquietações difíceis de lidar já que é um tema cercado de muitos mitos e tabus. “Esse ano, mais do que nunca, é imprescindível lembrar, marcar e enfrentar o silêncio que cerca essas situações de violência, pois estamos fisicamente afastados. É importante encontrar formas e caminhos de permitir que esse silêncio não se fortaleça”, complementa Aline.

Além dessa live, outras ações do tipo estão previstas. A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social vai promover uma série de bate-papos informativos sobre a Política de Assistência Social e seus temas correlatos.

“Trata-se de uma estratégia para garantir a continuidade de plano de formação permanente dos trabalhadores e interessados no tema, mesmo em um contexto em que precisamos evitar aglomeração”, explica a subsecretária de Assistência Social, Kariny Alves. De acordo com ela, além de reunir profissionais experientes e qualificados no assunto, é uma forma de valorizar os servidores que, ao longo de tantos anos, se debruçam sobre o tema.

No último dia 15, a Sedes promoveu live em celebração ao Dia do Assistente Social. A Transmissão teve pico de mais de 170 pessoas, simultaneamente, e mais de 800 reproduções.

Serviço

Live O Suas e o enfrentamento ao abuso sexual de crianças e adolescentes
Sexta-feira (22 de maio)
A partir das 9h30
Canal Sedes-DF no Youtube, https://bit.ly/2WYu4j0

* Com informações Sedes-DF