21/05/2020 às 09:23, atualizado em 01/08/2021 às 01:36

Escola Classe Agrovila recebe manutenção na infraestrutura 

Com foco no reforço de paredes exteriores em três prédios da unidade de São Sebastião, trabalho beneficiará 840 alunos

Por Flávio Botelho, da Agência Brasília * | Edição: Chico Neto

Foto: Paulo H Carvalho / Agência Brasília

Sem receber alunos por conta da pandemia do novo coronavírus, a Escola Classe (EC) Agrovila tem sido frequentada por operários. Responsável pela unidade, a Coordenação Regional de Ensino (CRE) de São Sebastião iniciou, na semana passada, um trabalho de manutenção nas paredes de três prédios do local.

O serviço, que conta com recursos da Secretaria de Educação (SEE), consiste na construção de um reforço à estrutura original dos três primeiros prédios da escola, que funciona desde 1991. As paredes exteriores estão recebendo um complemento formado por madeira, concreto e placas de amianto, e a finalização será feita por um revestimento de cerâmica.

Atualmente, 840 alunos estão matriculados na EC Agrovila, que possui 32 turmas de educação infantil, ensino fundamental (do primeiro ao nono ano) e  Educação de Jovens e Adultos (EJA) de primeiro segmento. A unidade conta com 14 salas de aula, que reúnem diariamente os estudantes em três turnos.

Manutenção constante

“Aqui a gente não para”, ressalta o coordenador da Regional de Ensino de São Sebastião, Luiz Eugênio Barros de Brito. “Esta manutenção é importante para manter o espaço adequado para receber os estudantes, que é o aspecto fundamental de todo o trabalho.”

Já é a segunda ação recente que a Escola Classe Agrovila recebe: no início do ano, a cozinha ganhou reforma e as paredes dos prédios foram pintadas. Para essas obras, foram utilizados recursos de emenda parlamentar.

Diretora da escola desde 2004, Marizene Ferreira de Azevedo celebra a importância do trabalho feito pela CRE São Sebastião: “Esse tipo de serviço sempre é muito significativo. Ficamos muito felizes com a ajuda que recebemos da Regional. Esse tipo de parceria dá certo para manter as escolas sempre bem-conservadas”.

Outras unidades

A CRE São Sebastião possui 25 escolas e cerca de 22 mil alunos matriculados. Além da EC Agrovila, duas unidades também estão passando por algum tipo de obra: a EC Bela Vista (revisão elétrica e manutenção dos banheiros) e a EC Dom Bosco (manutenção das calhas no telhado e do muro).

Três outras instituições da região já tiveram seus trabalhos finalizados. O Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caic) Unesco concluiu a revisão elétrica, enquanto o Centro Educacional (CE) São Bartolomeu recebeu manutenção dos banheiros. Já o CE 01 foi contemplado com revisão elétrica e manutenção da caixa d’água).

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”centro”]