21/05/2020 às 13:18, atualizado em 21/05/2020 às 19:32

Exército sanitiza UPA de Samambaia contra a Covid-19

Ação que contou com militares faz parte do programa Sanear DF. A Unidade de Pronto Atendimento teve mais de 50 servidores que testaram positivo para o novo coronavírus

Por Agência Brasília* | Edição: Freddy Charlson

Foto: Marcos Soares/Adm. Reg. de Samambaia

Quinze militares atuaram na operação. Eles utilizaram hipoclorito de sódio para higienizar e acabar com a disseminação do vírus. Foto: Marcos Soares/Adm. Reg. de Samambaia

A Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Samambaia teve mais de 50 servidores que testaram positivo para o novo coronavírus. Por isso, o Governo do Distrito Federal (GDF) e o Comando Conjunto Planalto, do Exército, realizaram, nesta quinta-feira (21), nas áreas interna e externa do local, a desinfecção para o combate à Covid-19. Cerca de 15 militares atuaram na operação. Eles utilizaram hipoclorito de sódio para higienizar e acabar com a disseminação do vírus. 
O secretário de Governo, José Humberto Pires, disse que essa é uma parceria de muito sucesso. “O governador Ibaneis Rocha pediu a aproximação do Exército por serem militares preparados, uma ajuda que tem sido fundamental para a sanitização dos equipamentos públicos”, afirmou. Segundo o secretário, essa é uma ação positiva para os profissionais de saúde porque, assim, diminui os riscos de contágio, que só é possível graças à integração entre os órgãos.
“Esse é um programa de todo o GDF que tem acompanhado a situação das RAs na Sala de Monitoramento. O programa Sanear DF planeja e executa as ações com máquinas próprias, para obter resultados positivos nas regiões mais necessitadas em relação ao coronavírus”, explicou José Humberto Pires.
[Relacionadas esquerda_direita_centro=”centro”]
Samambaia é a quarta cidade com o maior número de casos registrados do novo coronavírus, segundo a Secretaria de Saúde. Desde o dia 11 de maio, as testagens em massa estão sendo realizadas no padrão drive-thru, no Anexo da Administração Regional, para cumprir o distanciamento social. Além disso, até esta sexta-feira (22), os moradores dos Morros do Sabão e Macaco, localizados na Expansão da cidade, também estão fazendo os exames na Escola Classe 831.
As ações ocorrem em um momento importante para a comunidade local, pela preocupação que tem sido gerada em relação à pandemia. “Nós pedimos o auxílio da Secretaria de Governo e Secretaria das Cidades, que chamaram o Exército para desinfetar a UPA”, disse o administrador de Samambaia, Gustavo Aires. “Essa integração que o GDF tem conseguido com outros comandos é essencial, pois mostra como diversas medidas estão sendo tomadas para passarmos logo por esse momento difícil”, concluiu.
Sanear DF
O programa é uma atuação conjunta da Secretaria Executiva das Cidades, Secretaria de Governo, Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Novacap, Sistema de Lixo Urbano (SLU) e Administrações Regionais.
*Com informações da Administração Regional de Samambaia