22/05/2020 às 16:31, atualizado em 22/05/2020 às 20:50

Mobilização de 300 servidores para entrega de máscaras e fiscalização

Na maior ação do tipo no DF, 10 mil acessórios foram distribuídos em Ceilândia, Samambaia, Sol Nascente/Pôr do Sol e Taguatinga

Por Rosi Araújo, da Agência Brasília | Edição: Fábio Góis

Ação que se estende pelas 33 regiões administrativas do DF | Foto: Acácio Pinheiro / Agência Brasília

O Comitê Covid-19 realizou nesta sexta-feira (22) a maior operação de entrega de máscaras, orientação e fiscalização desde o início das medidas tomadas pelo GDF no combate ao coronavírus. Ao todo, 10 mil equipamentos de proteção foram levados  por 300 servidores às cidades de Ceilândia, Samambaia, Sol Nascente/Pôr do Sol e Taguatinga, em ação que se estende às 33 regiões administrativas do DF.

Servidores das administrações regionais, de secretarias e de outros órgãos do governo intensificaram as atividades de orientação, fiscalização e distribuição do acessório. O subsecretário de Desenvolvimento Regional e Operação nas Cidades, Flávio Araújo, explicou que os trabalhos de hoje têm o objetivo de cobrir a maior área das localidades e educar a população sobre a importância das medidas sanitárias.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

“É a maior operação feita de conscientização para uso das máscaras. Atingimos um número grande de casos e estamos reforçando todas as indicações de saúde para proteção de todos”, afirmou Flávio Araújo.

Na força-tarefa, as três centenas de servidores estiveram envolvidos na orientação dos pedestres e comércios sobre horário de funcionamento, disponibilização de álcool 70%, distanciamento e obrigatoriedade do acessório.

Rigor

A respeito da não adequação, por parte de comerciantes e demais cidadãos, à legislação de isolamento social, somente em último caso as medidas punitivas serão adotadas. Neste sentido, a comerciante de materiais de construção Deuseline Maria da Silva já se antecipou e tomou providências para conter o avanço do coronavírus, bem como passou a cobrá-las de seus clientes.

Moradores e comerciantes foram atenciosamente orientados pelos servidores do GDF | Foto: Acácio Pinheiro / Agência Brasília

“Temos que nos prevenir”, resumiu a aposentada Maria de Fátima, 65 anos, agradecendo às equipes do comitê pela ação de conscientização. “Isso é muito bom, importante para nossa saúde.”

Confira, abaixo, o testemunho dos quatro administradores regionais à Agência Brasília:

Ceilândia (7 mil máscaras entregues até 22/5)

O administrador da cidade, Marcelo Cunha, lembrou que a área central e algumas vias concentram atividades econômicas e intenso fluxo de pessoas, o que demanda atenção especial. “Vamos reforçar para que as pessoas e comércios cumpram a legislação”, afirmou.

Samambaia (7 mil máscaras até 22/5)

“A mensagem principal de hoje é que estamos unidos para manter a saúde da população. Precisamos nos cuidar e atender também os mais vulneráveis”, declarou o administrador regional, Gustavo Aires, acrescentando que a cidade está com ponto de testagem prorrogado até 30 de maio.

Taguatinga (7,7 mil  máscaras até 22/5)

“Estamos conseguindo chegar às áreas com maior circulação e centros comerciais”, pontuou o administrador de Taguatinga, Geraldo César de Araújo, feliz pela parceria com os órgão do Comitê Covid-19.

Sol Nascente/Pôr do sol (4,5 mil máscaras até 22/5)

Já o administrador do Sol Nascente/Pôr do Sol, José Gondim, lamentou haver resistência por parte de alguns moradores da região quanto às medidas de higiene e funcionamento de lojas. “O trabalho de educação é muito importante para mudar a cultura dos moradores. A população da cidade é diferenciada, existe uma cultura própria”, observou.