22/05/2020 às 09:00, atualizado em 22/05/2020 às 14:06

Mais duas pontes revitalizadas na região rural de Planaltina

Passagens alargadas e melhorias na estrutura dão mais segurança para moradores e agricultores dos núcleos rurais Rajadinha e Rio Preto

Por Flávio Botelho, da Agência Brasília * | Edição: Fábio Góis

Escoamento de produção e movimentação de estudantes para escolas rurais ganharam qualidade depois das obras | Foto: Lúcio Bernardo Jr. / Agência Brasília

Os moradores da região rural de Planaltina receberam, neste mês, mais duas importantes obras: foram entregues a ponte sobre o Córrego Pipiripau, no Núcleo Rural Rajadinha, e a do Ribeirão Extrema, no Núcleo Rural Rio Preto. Agora revitalizadas, as pontes dão mais segurança à circulação de carros, caminhões, ônibus e maquinários agrícolas diversos, atendendo diretamente a cerca de 4,5 mil moradores dos dois núcleos rurais.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Os trabalhos foram realizados por técnicos do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/DF) em parceria com diversos órgãos, como a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), a Secretaria de Agricultura e Administração Regional de Planaltina.

Inaugurada no começo desta semana, a ponte sobre o Ribeirão Extrema localiza-se na VC-173, que liga a DF-310 à DF-320. A passagem precisou passar por uma reformulação completa depois do atolamento de um caminhão no início de março.

Os técnicos do DER/DF substituíram toda a antiga estrutura de madeira por metal (com maior durabilidade), instalaram mais dois pilares de sustentação e aumentaram a largura para 6,5 metros.

O presidente da Cooperativa Agrícola do Rio Preto, Valter Baron, destaca o diálogo que os produtores rurais tiveram com o DER/DF e os órgãos parceiros na obra. “Foi muito importante o pessoal do GDF ter conversado e feito as obras de acordo com as necessidades dos agricultores. A nova largura da ponte vai ajudar na passagem de novas máquinas que temos usado.”

Obra preventiva

A ponte sobre o Córrego Pipiripau localiza-se no início do acesso ao Núcleo Rural Rajadinha e foi revitalizada depois de uma vistoria de rotina, que constatou risco de desmoronamento. O trabalho no local contou com o alargamento da ponte em três metros, canalização da água com manilhas e construção de novas galerias.

Estruturas reforçadas dão mais segurança para quem se desloca sobre cursos d’água na região | Foto: Lúcio Bernardo Jr. / Agência Brasília

A nova passagem agora atende tanto os agricultores quanto os mais de 300 estudantes da Escola Classe Rajadinha, que passam por ali diariamente em períodos de aulas. Dono de uma mercearia perto da ponte, Ivan Freitas mora na região há mais de 30 anos e aprovou o trabalho realizado.

“A ponte estava muito desgastada, sofria muito com a ação da chuva. Foi uma obra rápida, ficou muito boa, vai ajudar muito os moradores”, elogia o comerciante.

O administrador interino de Planaltina, Célio Rodrigues, exaltou o esforço integrado na entrega das duas obras. “Garantir a segurança e melhorar a mobilidade nas estradas é uma forma de valorizar os produtores e toda comunidade rural. Esse trabalho conjunto entre os órgãos é muito importante. Assim conseguimos um alinhamento das demandas e a resolução dos problemas é feito de forma mais rápida e integrada”, destaca Célio.

 

* Com informações do DER/DF