25/05/2020 às 15:00, atualizado em 25/05/2020 às 17:48

Calçadas em Sobradinho II são recuperadas e construídas

Parceria entre administração regional e Novacap já resultou em mais de mil metros de passeios públicos 

Por Ana Luiza Vinhote, da Agência Brasília | Edição: Freddy Charlson

Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

Os locais que receberam as novas calçadas e aqueles onde os passeios estão sendo construídos foram demandados pela população. Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

Em frente à loja de bicicletas de Marcelo Ximenez, 35 anos, uma calçada foi totalmente reconstruída, assim como em vários outros locais de Sobradinho II. Com o apoio da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), a administração regional da cidade já construiu 1.142 metros de passeios públicos. Atualmente, profissionais trabalham em mais cerca de 300 metros de acessibilidade para melhorar a locomoção dos moradores e frequentadores da região. 

“As calçadas estavam quebradas, carros passavam por cima”, lembra Marcelo. “Agora o meio-fio é mais alto, o que deve impedir que motoristas estacionem veículos nesse espaço público. Como dono de um comércio de bikes, posso dizer que os passeios fazem parte do nosso dia a dia, por isso é muito importante que estejam conservados”, disse o empresário.

Segundo o administrador de Sobradinho II, Alexandre Yanez, os locais que receberam as novas calçadas e aqueles onde os passeios estão sendo construídos foram demandados pela população. “O objetivo é melhorar a locomoção de todos, mas, principalmente, das pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção”, ressalta. 

De acordo com Yanez, a ideia é conscientizar a comunidade para que ela ajude a preservar as calçadas. “Estamos tentando providenciar placas com alertas, pois a depredação é algo que pode ocorrer. É fundamental contar com o apoio dos moradores”, reforça o administrador regional.     

Calçadas para todo lado 

A Novacap construiu, desde o início do ano, 167 mil metros quadrados de calçadas, que ajudam a promover a harmonia entre carros e pedestres em meio ao trânsito nas cidades. Com esse trabalho, o GDF tem contribuído para o bom convívio entre máquinas e pessoas. As obras estão por toda parte. 

Foram 11 regiões administrativas da capital beneficiadas com novos passeios púbicos neste primeiro semestre com as obras:  Santa Maria, Ceilândia, Brazlândia, Plano Piloto, Taguatinga, São Sebastião, Jardim Botânico, Octogonal, Recantos das Emas e Águas Claras. De acordo com a Novacap, foram investidos mais de R$ 1,5 milhão.