25/05/2020 às 22:06, atualizado em 26/05/2020 às 10:25

Educação física é atividade essencial à saúde, diz decreto

Profissionais poderão ter acesso aos equipamentos públicos em ações multidisciplinares e de assistência social do GDF; novas frentes de trabalho durante a pandemia serão criadas

Por Jéssica Antunes, da Agência Brasília

A atividade exercida por profissionais de educação física passa a ser essencial na área de atendimento à saúde. A determinação foi publicada no Decreto nº 40.824, em edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta segunda-feira (25).

Até então, a atividade estava incluída apenas na área de desporto e lazer. A intenção de assinatura do decreto pelo governador Ibaneis Rocha já havia sido adiantada pela Agência Brasília na última semana.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O texto prevê que os educadores físicos tenham acessos aos equipamentos públicos de saúde e de assistência social, inclusive com atuação em programas sociais do governo. Para que possam atuar, no entanto, será preciso que sejam observados todos os protocolos e medidas de segurança recomendados pelas autoridades sanitárias.

A medida possibilitará que novas vagas de emprego sejam geradas a trabalhadores de uma das categorias mais afetadas pela crise desencadeada pelo novo coronavírus, tanto em ações de grupos multidisciplinares do governo quanto em programas sociais.