26/5/20 19:39
Atualizado em 26/5/20 às 19:39

DER entra na ação de enfrentamento à Covid-19

Equipes de fiscalização atuaram em Ceilândia, Taguatinga, Samambaia e Sol Nascente/Pôr do Sol

Vinte servidores do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF) se uniram a força tarefa para fiscalizar o uso de máscaras nas cidades de Ceilândia, Samambaia, Taguatinga e Sol Nascente/Pôr do Sol, durante os dias 22,23 e 24.

A ação teve por objetivo orientar as pessoas que não estavam usando a proteção contra à Covid-19. A obrigatoriedade começou a valer no dia 11 deste mês por meio do decreto do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, publicado no dia 30 de abril. Quem for pego sem máscaras em espaços públicos poderá ser autuado e multado a partir de R$ 2 mil.

As equipes também distribuíram máscaras gratuitamente para a população. Ao todo foram entregues 50 mil unidades do material e mais de 24 mil estabelecimentos foram visitados durante as operações que ocorreram entre 8h e 17h.

Para o gerente de Regularização e Fiscalização de Faixas de Domínio, Alcivânio Soares, a ação é importante para prevenir o contágio e evitar a sobrecarga do sistema de saúde.

“É importante orientar a população a utilizar máscaras para que possamos diminuir o número de casos diários do novo coronavírus no DF. E também para não sobrecarregar a rede pública e privada de saúde, deixando o atendimento para os que realmente precisarem”, reforçou o gerente.

Conscientização

Com o aumento da população nas ruas é essencial que exista uma orientação para que as pessoas permaneçam em casa, caso seja possível. Com este objetivo é que as dez viaturas com dez agentes de trânsito e dez fiscais de faixas de domínio do DER/DF estiveram nas cidades em conjunto com órgãos parceiros.

O estudante de Administração Daniel Pereira de Almeida, de 23 anos, foi abordado por uma das equipes e apoiou a fiscalização.  “A distribuição de máscaras é muito importante nesse momento, uma das melhores prevenções para a Covid-19, e com certeza a fiscalização vai ajudar na diminuição de pessoas nas ruas, o que vem aumentando muito nesses dias”, disse.

Outras ações deverão ser realizadas enquanto durar a pandemia para conscientização da população.

Participaram da força tarefa, DF Legal, à Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), à Secretaria de Saúde do DF, ao Corpo de Bombeiros Militar do DF, ao Instituto do Consumidor (Procon), ao Instituto Brasília Ambiental (Ibram), ao Departamento de Trânsito do DF (Detran), à Vigilância Sanitária, Secretaria de Transporte e Mobilidade do DF, Polícia Civil do DF e as Administrações Regionais das cidades envolvidas.

 

* Com informações DER