27/05/2020 às 15:30, atualizado em 27/05/2020 às 18:34

Higienização de hospital, UPA e UBS nesta quarta-feira

Ações foram realizadas em Samambaia e no Riacho Fundo II para combater a pandemia

Por Agência Brasília* | Isabel De Agostini

O Hospital Regional de Samambaia (HRSam) recebeu nesta quarta-feira (27), a equipe da Vigilância em Saúde para sanitizar a unidade contra à Covid-19. Os consultórios, a emergência e demais setores receberam a substância de hipoclorito de sódio, que visa combater a disseminação do novo coronavírus.

A estratégia faz parte do Plano de Enfrentamento à Covid-19 e serve para evitar o contágio ambiental por meio das superfícies.

Limpeza

A solução utilizada para o trabalho é feita com álcool 70% e hipoclorito. A desinfecção atua com produtos específicos para matar o vírus que pode ficar na superfície. De acordo com estudos recentes, o novo coronavírus pode sobreviver e permanecer capaz de contágio por períodos diferentes em superfícies diferentes.

O aço inoxidável e plástico chamaram atenção e, em análise, o vírus chegou a sobreviver por 72 horas (3 dias) nessas superfícies. Então, a exemplo do “fumacê”, os profissionais passam pelos locais com a bomba costal motorizada e ainda com o carro que realiza a lavagem dos locais públicos com maior circulação de pacientes. Toda a repartição recebe a visita dos profissionais.

Em sua rotina, as unidades possuem a limpeza feita pelas empresas. No entanto, a desinfecção feita pelo Sanear-DF vem com uma estratégia específica para pulverizar, inclusive, o ambiente.

Segurança

De acordo com o diretor do Hospital Regional de Samambaia, Luciano Gomes, o processo traz mais segurança ao servidor e paciente. Segundo o gestor, é uma das ações que complementa os protocolos que a unidade já utiliza junto à Comissão da Covid-19 e ao Núcleo de Controle de Infecção Hospitalar (NCI).

“A equipe de controle da doença no hospital é integrada e concentra profissionais da Comissão da Covid-19, criada para dar suporte às diversas ações e mudanças que vierem acontecer sobre a doença, além de ajudar o NCI com os cursos e conhecimento que precisam passar aos profissionais”, informou Luciano Gomes.

Ainda segundo ele, além dos treinamentos, tem sido feitos testes rápidos nos profissionais que diariamente estão na linha de frente e precisam ser monitorados. “É um conjunto de ações que buscamos para trazer segurança à equipe e aos públicos que precisam circular na unidade”, afirmou.

Todas as áreas do hospital foram limpas com hipoclorito de sódio. Fotos: Ascom Samambaia

Ainda, de acordo com ele, essa pandemia modificou o dia a dia do espaço, pela preocupação constante. Mas, que junto à Secretaria de Saúde, estão sempre trabalhando para que de forma alguma faltem equipamentos de proteção individual (EPIs) e limpezas nas intermediações.

O HRSam tem recebido pacientes infectados pela covid-19 e de forma a levar maior tranquilidade aos profissionais e pacientes, o governo tem se mobilizado para realizar operações conjuntas. “Essa parceria entre os órgãos do GDF são essenciais para que a nossa população se sinta mais segura. O governador Ibaneis Rocha sempre pediu essa união e tem dado muito certo”, disse Gustavo Aires, administrador de Samambaia.

Sanitização também na UPA e UBS do Riacho Fundo II 

A Unidade de Pronto Atendimento Samambaia (UPA) e a Unidade Básica de Saúde (UBS) 01 do Riacho Fundo II também receberem a equipe do Sanear-DF.

*Com informações da Agência Saúde e Ascom Samambaia