27/05/2020 às 19:09

Nove postos de atendimento testam comerciários para Covid-19

Para ser atendido é preciso levar documento com foto, carteira de trabalho atualizada e cadastro no testa.df

Por Agência Brasília* | Isabel De Agostini

Na última terça-feira (27), 1.329 comerciários foram testados nos dois primeiros postos abertos, na unidade do Serviço Social do Comércio (Sesc) da 504 Sul e no Taguaparque, em Taguatinga. No primeiro, dos 1.192 testes rápidos realizados, cinco deles tiveram resultado positivo. No segundo local, dos 137 exames feitos, apenas um mostrou estar com a doença.

Com a reabertura das lojas de rua e dos shoppings centers, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-DF) decidiu expandir para nove o número de postos para testagem rápida de Covid-19 nos trabalhadores do comércio a partir desta quarta-feira (27). Os exames e a equipe de apoio, cedidos à entidade pela Secretaria de Saúde, têm o objetivo de conter o contágio do novo coronavírus após a retomada das atividades comerciais.

Devido à procura constante, a expectativa é que mais de 4 mil testes gratuitos sejam distribuídos pela Secretaria de Saúde em nove regiões administrativas (RAs) do DF.

Eles estarão disponíveis das 9h às 17h nas unidades do Sesc do Gama, do Guará, de Ceilândia, da 504 da Asa Sul, de Samambaia e de Taguatinga Sul. Enquanto isso, nas unidades do Sesi/Senai de Sobradinho, Brazlândia e no Taguaparque, funcionará  o sistema de drive thru, sem a necessidade de descer do carro.

Os atendimento serão esta até sexta-feira (29), das 9h às 17h nas unidades do Sesc e do Sesi/Senai, e das 9h às 20h, no drive thru do Taguaparque. Em cada unidade haverá uma equipe de 15 profissionais de saúde e da área administrativa dos serviços ligados à Fecomércio. Não está previsto atendimento no final de semana.

Para ser atendido é preciso levar um documento de identificação com foto, ter o cadastro no site testa.df.gov.br e a credencial do Sesc (carteirinha) ou a carteira de trabalho atualizada mostrando que trabalha no comércio.

Confira os endereços onde os testes serão realizados:

1 – Sesc Estação 504 Sul
Endereço: W3 Sul, Quadra 504/505, Bloco “A” Brasília – DF

2 – Sesc Guará
Endereço: QE 04, Área Especial, Guará I – DF

3 – Sesc Taguatinga Sul
Endereço: Setor F Sul, AE 03, Taguatinga – DF

4 – Sesc Ceilândia
Endereço: QNN 27, Lote B, Ceilândia Norte – DF

5 – Sesc Gama
Endereço: Setor Leste Industrial, QI 1 Lotes 620, 640, 660 e 680 Gama – DF

6 – Sesc Samambaia
Endereço: Quadra 101, Conjunto 1 Lote 1, Samambaia – DF

7 – Taguaparque
Endereço: Colônia Agrícola Samambaia – Taguatinga
Modalidade: drive-thru

8 – Sesi/Senai Brazlândia
Endereço: Rua do Lago – Área Especial 1, Brazlândia – em frente ao Museu Artístico e Histórico de Brazlândia
Modalidade: walk-in e drive-thru

9 – Sesi/Senai Sobradinho
Endereço: Quadra 13, Área Especial nº 3, Lotes A/F
Modalidade: walk-in e drive-thru

*Com informações Agência Saúde e Sesc-DF