27/05/2020 às 15:41, atualizado em 27/05/2020 às 16:36

Observadores de Fumaça é lançado pelo Brasília Ambiental

Voluntários serão treinados a alertar os órgãos competentes ao ver os primeiros sinais de fogo

Por Agência Brasília* | Isabel De Agostini

Com o período de estiagem se aproximando no Distrito Federal, o Instituto Brasília Ambiental, por meio da unidade de educação ambiental lança o projeto Observadores de Fumaça, de voluntariado no apoio a prevenção de incêndios florestais. Por meio da vigia das imediações das unidades de conservação, a ação faz parte das comemorações dos 13 anos do Instituto, a ser comemorado nesta quinta-feira (28).

O intuito do “Observadores de Fumaça” é envolver a comunidade vizinha aos parques para que, ao ver princípio de fogo ou mesmo alguém ateando seja alertado, de imediato, o diretor de prevenção e combate aos incêndios florestais do Brasília Ambiental e o Corpo de Bombeiros Militar pelo 193.

“A ideia é acelerar o processo de detecção por meio da fumaça, com a observação desses olheiros, pois é sabido claramente que o fogo no começo é mais fácil de combater do que quando já está em grandes proporções”, explicou o chefe da unidade de Educação Ambiental, Marcus Paredes.

Para ser um “Observador de Fumaça” basta o voluntário preencher o formulário disponível no link a seguir: encurtador.com.br/bcdlu. O canal para tirar dúvidas sobre o projeto é pelo correio eletrônico ibram.educ@gmail.com.

Após a formação do cadastro, haverá capacitação para que a comunidade saiba identificar os focos de incêndios e como informar sobre eles, contribuindo na missão de preservar a biodiversidade do Cerrado.

 

* Com informações Brasília Ambiental