28/05/2020 às 09:55, atualizado em 01/08/2021 às 01:34

Escolas do Recanto das Emas passam por obras de restauração

Trabalho realizado pela Coordenação Regional de Ensino com as direções das unidades gera estruturas organizadas e seguras para os estudantes da região

Por Flávio Botelho, da Agência Brasília | Edição: Freddy Charlson

Foto: Acácio Pinheiro/Agência Brasília

Com 1.816 estudantes matriculados, o Centro de Ensino Médio 111 é uma das escolas que vem recebendo melhorias desde o começo do ano. Foto: Acácio Pinheiro/Agência Brasília

“Gestão organizacional aliada à gestão pedagógica propicia este tipo de ambiente, ordenado e seguro para estudantes e professores”. A frase do coordenador regional, Leandro Freire Lima, sintetiza o trabalho realizado pela Coordenação Regional de Ensino (CRE) do Recanto das Emas nas escolas da região administrativa. Por meio de recursos provenientes do Programa de Descentralização Financeira e Orçamentária (PDAF), de emendas parlamentares e do contrato de manutenção da Secretaria de Educação, a CRE vem realizando diversos trabalhos de revitalização em quase todas as 29 unidades sob sua tutela.

Com 1.816 estudantes matriculados, o Centro de Ensino Médio 111 é uma das escolas que vem recebendo melhorias desde o começo do ano. A entrada do colégio foi revitalizada e recebeu uma rampa para melhor acessibilidade a pessoas portadoras de deficiência, além de uma cobertura metálica. Além disso, os banheiros foram totalmente reformados e a rede elétrica passou por manutenção completa, o que vai permitir outra melhoria: a instalação de um aparelho de ar condicionado em todas as salas de aula. “Prezamos pela transparência na gestão dos recursos e no diálogo constante com a regional”, ressalta Laécio Franco, diretor do CEM 111.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”centro”]

Os trabalhos também não param no Colégio Cívico-Militar CEd 308. Desde o início do ano, a unidade recebeu diversos reparos, como a troca da rede elétrica, a manutenção da rede lógica, a substituição do piso da quadra de esportes (de concreto para epóxi) e a conclusão da sala da PMDF – o CEd 308 aderiu ao programa de parceria com a Polícia Militar em janeiro de 2019. Além disso, todas as salas da unidade, que possui 964 estudantes matriculados, contam agora com um retroprojetor.

Quando as aulas forem autorizadas a recomeçar, os estudantes da Escola Classe 803 irão encontrar um espaço também completamente revitalizado. As obras que a unidade recebeu incluem manutenção na iluminação e nas canaletas que escorrem a água da chuva, além de contar agora com banheiros e bebedouros adaptados para alunos da Educação Infantil. A cozinha da unidade está sendo reformada: “Vamos instalar armários e janelas com blindex, além de um fogão e um liquidificador industrial que ganhamos da regional”, explica Mônica Cunha, diretora da escola.

Trabalho em equipe

O coordenador da CRE do Recanto das Emas elogia o trabalho realizado pelas direções e explica que isso resulta em unidades bem conservadas e equipadas. “Todo o trabalho tem de ser articulado com os gestores das escolas, com transparência e diálogo. Neste aspecto, a atual gestão do GDF vem trazendo uma grande vantagem para a gente, pois integramos neste processo a empresa responsável pelo contrato de manutenção das escolas”, ressalta Leandro.