28/05/2020 às 13:22, atualizado em 27/06/2020 às 21:29

Setur-DF e estados se unem para retomada do turismo

A ideia é criar soluções inovadoras para movimentar a área

Por Agência Brasília* | Edição: Isabel De Agostini

O assunto foi debatido por meio de uma live no “Conecta Fórum Eventos”, promovida pela Eventos Expo Editora. Dez secretários de Turismo do Brasil foram convidados a debater sobre as ações para a retomada do turismo e eventos no país.

A conversa foi mediada pelo jornalista e presidente da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, Sérgio Junqueira e contou ainda com a participação de Guilherme Paulus, da Confederação Nacional do Turismo (CNTur) e da secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça.

Desde o início do isolamento social como medida de prevenção do Covid-19, a Eventos Expo Editora tem realizado uma série de lives com a temática “Caminhos e soluções para a Indústria MICE²+FDT”, sigla para Meetings, Incentive, Congress, Exhibition, Experience + Festivalization, Digital and Tourism.

No bate-papo virtual desta semana, participaram os secretários de Turismo de dez estados, além do DF.

Os representantes de cada Estado trocaram experiências e compartilharam a realidade que cada um tem enfrentado. Em Brasília, Vanessa Mendonça, ressaltou as medidas adotadas pelo GDF, que foi o primeiro lugar a tomar medidas assertivas como o isolamento social. E a Secretaria tem lançado ações para apoiar o trade em um momento tão complexo como o “Juntos por Brasília, Juntos pelo Turismo”.

O movimento foi lançado pela Setur-DF e 19 entidades que englobam o setor hoteleiro, gastronômico, entidades ligadas a produção de eventos, associações e federações ligadas ao turismo e ensino superior, além de diversos sindicatos da área. A ação criou grupos de trabalhos e, após reuniões, estão sendo desenvolvidos relatórios de ações estratégicas, diretrizes e atividades.  

“Desde o início da nossa gestão realizamos um trabalho focado na qualificação, restruturação e promoção. Com isso, Brasília teve uma evolução clara e diversas conquistas. Recuperamos pontos turísticos, melhoramos os centros de atendimentos aos turistas, inauguramos voos internacionais novos. E agora estamos nos reinventando para superar esse momento com ações concretas”, disse a secretária de Turismo do DF.

Rafael Carniel compartilhou a experiência em relação ao turismo de Gramado, que reabriu no dia 8 de maio. A cidade veio numa crescente expansão no mercado latino americano e iniciou o ano com um crescimento na base de 21% em relação aos anos anteriores. “Passamos quase dois meses em quarentena e em abril abrimos os restaurantes e realizamos uma abertura parcial do restante do comércio. No dia 8 de maio foi a vez da hotelaria”, contou.

Para o secretário de Turismo de São Paulo, Vinicius Lummertz, estamos vivendo um momento difícil, mas é uma oportunidade de imaginar e agir para estarmos melhores daqui a alguns anos. “São Paulo sofre por ser uma metrópole. Montamos uma frente muito técnica para enfrentar isso. É importante ter em mente que o turismo não desapareceu. Essa crise pode permitir mudanças. Temos que sair dessa e modernizar o ambiente de negócios. Temos uma oportunidade se nos unirmos”.

 

* Com informações Setur