29/05/2020 às 14:59

Agora, o Parque Distrital das Copaíbas é unidade de proteção integral

A publicação da medida no diário oficial garante ainda mais fiscalização e preservação da área que fica no Lago Sul

Por Agência Brasília* | Edição: Isabel De Agostini

Foi publicado no Diário Oficial desta semana a lei que altera a classe do Parque das Copaíbas, que agora passa a ser chamar Parque Distrital das Copaíbas. Trata-se de importante avanço que confere maior status de proteção à Unidade de Conservação, localizada na região administrativa do Lago Sul e de gestão do Brasília Ambiental.

Com a entrada da norma em vigor, o Parque passa para categoria do grupo de Unidades de Proteção Integral, que mesmo sendo mais restritiva permite, por exemplo, a continuidade da utilização da área para práticas esportivas e o ecoturismo de baixo impacto.

Recentemente foi inaugurada uma trilha ecológica, de 4,3 km de extensão, para ciclistas e realização de caminhadas, em meio ao cerrado bem preservado. A área conta também com mata de galeria, que – integrada ao Lago Paranoá – apresenta grande beleza cênica.

A área já é usada pelos moradores para a prática de atividades físicas. Foto: Divulgação

A árvore Copaíba (Copaifera langsdorffii) – tombada como Patrimônio Ecológico do Distrito Federal – é uma das principais espécies vegetais presentes e dá nome ao parque que conta com 80% da vegetação natural preservada.

 

* Com informações Brasília Ambiental