29/05/2020 às 12:48, atualizado em 29/05/2020 às 16:36

Centro obstétrico do Hospital da Região Leste ganha sala de exames

Será instalada uma estrutura de cardiotocografia basal, que permite avaliar o bem-estar do bebê ainda na barriga da mãe

Por Agência Brasília * | Edição: Fábio Góis

Readequação dos espaços permitiu a instalação da sala de cardiotocografia | Foto: Breno Esaki / Secretaria de Saúde

O centro obstétrico do Hospital da Região Leste (HRL) passa por obras de readequação e manutenção do espaço. O trabalho já começou e a previsão de conclusão da obra é de 60 dias. O contrato de manutenção predial permitiu as ações preventivas e corretivas, que irão beneficiar os usuários da Região de Saúde Leste.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Os trabalhos incluem: remoção de infiltração e vazamentos da rede hidráulica; manutenção da rede de esgotos; manutenção e adequação dos banheiros; adequação de setores; revisão da instalação elétrica e restauração da pintura. No local, pontos de oxigênio que estiverem inadequadamente instalados serão reposicionados e outros serão colocados de acordo com cada leito.

Segundo a Referência Técnica Assistencial (RTA) de Ginecologia e Obstetrícia do HRL, Marcílio Machado Dias, são obras para garantir um melhor atendimento. “A finalidade é a satisfação do usuário em primeiro lugar. E a dos servidores, que passam 24 horas aqui dentro do CO [centro obstétrico]. É uma readequação para melhorar a assistência às gestantes que estão em trabalho de parto”, afirma.

Com a readequação dos espaços também será possível instalar uma sala para exames de cardiotocografia basal (CTB), que permite avaliar o bem-estar do bebê ainda na barriga da mãe. Segundo Marcílio, em uma sala exclusiva a mãe não ficará dependente de um leito vago dentro do CO.

“Vai ser uma sala de exame exclusivo para cardiotocografia basal, mais conhecida como CTB. Quem faz esse exame são aquelas gestantes que têm queixa de movimentação fetal diminuída, em que o bebê pode estar comprometido ou em algumas doenças como diabetes, que pode dar alguma alteração no bebê. Então, é um exame complementar ao obstetra para definir a conduta do caso”, frisa o médico.

Segunda fase das obras readequará consultórios médicos e banheiros para pacientes, entre outras dependências | Foto: Breno Esaki / Secretaria de Saúde

Fases

Para não atrapalhar o fluxo de atendimentos no centro obstétrico, as ações se concentram somente em algumas salas nesta primeira fase de obras. “Esta primeira etapa vai reformar as salas de parto, de cuidado com o recém-nascido, de medicações, além da sala de observação e a copa dos servidores”, explica a supervisora de Enfermagem do centro obstétrico, Viviane Resende.

Na segunda fase serão readequados os espaços dos consultórios médicos, banheiro do paciente, área de repouso médico masculino, as duas salas do centro cirúrgico obstétrico, sala de recuperação anestésica e a outra sala de atendimento ao recém-nascido.

Só no ano passado foram realizados 2.818 partos no Hospital da Região Leste, sendo que a média mensal corresponde a 235.

 

* Com informações da Secretaria de Saúde e da Superintendência da Região de Saúde Leste