31/05/2020 às 12:30, atualizado em 31/05/2020 às 12:38

Dia Mundial sem Tabaco: o alerta da Sejus sobre os riscos do consumo

Secretaria desenvolveu o programa “Drogas: Prevenção e Ação”, com uma série de medidas de capacitação e conscientização

Por Agência Brasília * | Edição: Fábio Góis

Com a temática “Escolha a saúde. Escolha a Vida”, a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) se une às manifestações realizadas no mundo inteiro no Dia Mundial sem Tabaco, 31 de maio, para alertar a população sobre os riscos do consumo dos produtos derivados do tabaco (tabagismo).

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

“No âmbito da prevenção, a Sejus desenvolveu o programa ‘Drogas: Prevenção e Ação’, que propõe a capacitação de profissionais, formação de multiplicadores da prevenção às drogas, fortalecimento das redes sociais, conscientização da população, campanhas educativas nas escolas e orientações diversas”, explicou a secretária de Justiça, Marcela Passamani.

Tabagismo e Covid-19

Neste ano a campanha global é “Tabagismo e Coronavírus (Covid-19)”, com o objetivo de sensibilizar a população, principalmente os jovens, sobre o problema.

A campanha mundial também propõe uma grande discussão sobre a relação entre tabagismo e Covid-19, com foco nos prejuízos ao meio ambiente e nos benefícios do abandono do tabagismo, dentre outros.

Os riscos

Sabe-se que o uso do tabaco pode gerar mais de 20 tipos de câncer nos mais variados órgãos do corpo, como pulmão, laringe, boca e bexiga.

O tabaco também causa infertilidade, impotência, maior probabilidade de doenças cardíacas, baixo rendimento em atividades físicas e geração de filhos com problemas físicos e mentais.

 

* Com informações da Sejus-DF