01/06/2020 às 19:39, atualizado em 02/06/2020 às 16:18

Equipes de odontologia promovem ação durante testagem

Os profissionais alertam que a boca é uma porta de entrada para o coronavírus

Por Agência Brasília * | Edição: Mônica Pedroso

As equipes de odontologia da Secretaria de Saúde (SES) estão aproveitando as ações de testagens itinerantes e a campanha de vacinação contra gripe para realizar ações de promoção à saúde bucal. Nessas ações, os profissionais da odontologia orientam a população sobre a maneira correta de escovar os dentes, usar o fio dental e higienizar a escova de dentes.

Também são doados kits de higienização, composto por uma escova de dentes, creme dental e fio dental. Além de falar sobre os sintomas da Covid-19, tendo em vista que a doença pode se manifestar na boca pela perda do paladar.

“Como não estão ocorrendo as ações nas escolas, decidimos fazer a promoção à saúde bucal nas testagens itinerantes e campanha de vacinação. É uma forma de precaver o vírus, falar sobre os sintomas da Covid-19 e conscientizar a população sobre a maneira correta de escovação e uso do fio dental, já que a boca é uma porta de entrada do coronavírus”, explica a gerente interina de Odontologia, Érika Maurienn.

Na Região de Saúde Sul foram realizados, de 22 a 30 de maio, 915 atendimentos pelas equipes de saúde bucal. Na Região de Saúde Leste foram distribuídos 400 kits de higiene bucal em um único dia, na Vila Olímpica de São Sebastião.

Na Região de Saúde Central, durante a testagem da população vulnerável da Cobra Coral, foram entregues cerca de 100 kits, além de as equipes de saúde bucal orientarem quanto aos cuidados em saúde. Também foram realizadas ações na Região de Saúde Sudoeste.

“Frente à pandemia da Covid-19, o alerta sobre a importância da higiene bucal é imprescindível, visto que a boca é uma das portas de entrada do vírus e a correta higienização bucal pode prevenir, principalmente, problemas pulmonares que tornam o vírus ainda mais letal”, afirma Érika.

Segundo a gerente, a estratégia de promoção à saúde bucal durante as testagens e salas de vacinação, foi bem proveitosa. As equipes explicaram para a população que mesmo que todos agora estejam usando máscaras, o rigor com a higiene bucal deve ser mantido.

Próximas ações

 Nesta terça-feira (2) serão realizadas testagens nos abrigados da Casa Santo André, no Gama, e distribuição de kits de higiene bucal com orientações de cuidados com a saúde bucal e prevenção à Covid-19 para estes abrigados carentes.

Vale ressaltar que os atendimentos odontológicos na rede continuam sendo realizados, sendo priorizados os atendimentos de urgência, tendo em vista o elevado risco de contaminação durante os procedimentos odontológicos.

* Com informações da Secretaria de Saúde