01/06/2020 às 10:39, atualizado em 01/06/2020 às 11:19

Taguatinga recebe mais 964 metros de novos pisos

Neste ano, a cidade já recebeu 4,7 quilômetros de novos passeios, construídos com investimentos de R$ 950 mil. Agora, trecho no início da Samdu Norte está em obras

Por Jéssica Antunes, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

Piso próximo ao 2º Batalhão da PM passa por obras: benefício a um trecho de grande movimento | Fotos: Paulo H. Carvalho / Agência Brasília

A revolução nas calçadas em Taguatinga continua. Já são quase cinco quilômetros de passeios construídos e reformados. Agora, uma demanda antiga de moradores é atendida, com a reconstrução das passagens no início da Avenida Samdu Norte, em volta do 2º Batalhão da Polícia Militar (BPM). Serão mais 964 metros de novos pavimentos.

Ali, entre a C11 e a QNC 1, a fase é de retirada de resíduos da calçada antiga e colocação de meios-fios. “A demanda sempre foi grande”, explica o administrador da cidade, Geraldo César. “Tem um condomínio em frente com muitos moradores que reivindicavam. A nova calçada nesse trecho também vai atender a quem vem do centro ou da estação do metrô e segue pela Samdu”.

Em frente ao batalhão, serão construídos 430 metros quadrados de passeios com acessibilidade; próximo ao condomínio, de 300 apartamentos e mais de mil habitantes, outros 534 m². Síndica do residencial, Daniela Corrêa conta que a reivindicação vem de gestões anteriores. “O problema sempre existiu, com passagens com ondulações e situação crítica”, lembra. Agora, ela acompanha o andamento da obra tão aguardada pelos vizinhos.

“Essa nova calçada vai trazer muitos benefícios”, ressalta. “Por ser no centro, fazemos muitas atividades a pé. Temos grande fluxo de idosos, crianças que estudam próximo e vão caminhando, pessoas vão trabalhar”. Danificadas e próximas à pista, as antigas calçadas eram fonte de insegurança e acidentes. “A melhoria vai evitar torções e tropeços. Tenho certeza que será mais seguro”, diz Daniela.

Como fazer demandas 

A Administração Regional de Taguatinga direciona as demandas conforme necessidade para execução do serviço e acompanha as obras. As execuções fazem parte de um contrato da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), ao custo total de R$ 2,1 milhões. Moradores podem solicitar esses serviços por meio da Ouvidoria, pelo telefone 156 (Opção 9), gratuitamente, ou fazer o protocolo na administração, indicando endereços.

A cidade já tem novas calçadas em trechos da Avenida Elmo Serejo, entre a Samdu e a QNL, ao lado do Serviço Nacional da Indústria (Senai), entre o Departamento de Trânsito (Detran) e a Delegacia da Criança e do Adolescente II (DCA II) e na QNG 39, próximo à 17ª Delegacia de Polícia.

Por todo o DF

Desde o início do ano, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) construiu 167 mil metros quadrados de calçadas em todo o DF. Além de Taguatinga, outras dez regiões administrativas ganharam novos passeios neste primeiro semestre: Samambaia, Santa Maria, Ceilândia, Brazlândia, Plano Piloto, São Sebastião, Jardim Botânico, Octogonal, Recanto das Emas e Águas Claras.